Por algum tempo, os brasileiros puderam sonhar com a fabricação
nacional de um TVR. A empresa inglesa noticiou no início de 2001 a
construção de uma fábrica para produzir o Tuscan. De início
cogitados para o Rio Grande do Sul, os planos voltaram-se a
Joinville, em Santa Catarina. O presidente da empresa aqui seria
Creighton Brown, ex-executivo da McLaren.
A matriz na Inglaterra ingressaria com 10% do capital, sendo o
restante subscrito por um grupo de investidores estrangeiros. As
metas eram que a fábrica ficasse pronta em 15 meses e que tivesse
capacidade de produção anual de 200 unidades, das quais metade
seria exportada para países latino-americanos. O conteúdo
nacionalizado ficaria em torno de 60% (motor e câmbio seriam
importados), para que não incidisse imposto de importação nos
mercados do Mercosul. |
Depois que a desistência de um dos sócios atrasou o projeto
inicial, em 2003 os planos eram retomados, com a expectativa de
que um novo acionista estrangeiro trouxesse os US$ 22 milhões de
investimento necessários para a continuidade. A meta era, então,
que no início de 2005 o TVR brasileiro começasse a sair de
Joinville, à cadência de 100 unidades anuais e com preço
aproximado de US$ 90 mil.
Infelizmente, ficou apenas na intenção. No último dia 14 de
dezembro o terreno onde deveria se instalar a fábrica, de dois
milhões de metros quadrados, foi leiloado por determinação da
Justiça. Localizado no quilômetro 52 da rodovia BR-101, no local
conhecido como Curva do Arroz, foi arrematado por R$ 3,8 milhões
pelo antigo proprietário, a Agropecuária Barbieri.
Colaborou Vandré Kramer, editor de economia do jornal A Notícia,
de Joinville, SC |