Por dentro o Griffith era menos espartano que o Grantura: seus bancos esportivos eram revestidos em couro, o painel era completo e o volante do tipo de competição, com três raios. A proposta da TVR era oferecer um esportivo puro, sem os requintes de um Jaguar, mas que ao mesmo tempo não fosse tão difícil de dirigir ou tivesse mecânica tão complexa como um Ferrari. Afinal, em qualquer oficina de beira de estrada um mecânico daria conta de reparar um motor Ford, ainda mais nos EUA, para onde a marca destinava 90% de suas vendas.

O Vixen (foto) e o Tuscan chegavam em 1967 para substituir o Griffith e o Grantura, tendo como novidades chassi aprimorado, freios a disco nas quatro rodas e maior conforto

Vixen e Tuscan   Em 1967 tanto o Griffith quanto o Grantura saíam de cena para a chegada do Vixen e do Tuscan, que substituíam os antigos modelos nessa ordem. Traziam evoluções no chassi e ofereciam melhor conforto para os ocupantes, que reclamavam da ergonomia dos antecessores. Esteticamente não havia muitas diferenças, mas o emprego de freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente redimensionada tornava esses TVRs mais sofisticados e aptos a competir com esportivos de renome, como Ferrari Dino, Corvette e Porsche 911.

Assim a marca dispunha de modelos em duas categorias, que se diferenciavam praticamente pela motorização. O Vixen era o de entrada, com motores de menor cilindrada, e o Tuscan o topo de linha, que carregava o V8 Ford de 4,7 litros. Entre 1967 e 1968 o Vixen foi oferecido na versão S1, que utilizava um Ford de 1,6 litro emprestado do Cortina GT. Por fora a diferença ficava a cargo das lanternas ovaladas.

A versão básica do Vixen tinha motor de 1,6 litro; no interior esportivo, fartura de instrumentos

Nesse período foram vendidas 105 unidades do S1, número razoável para uma fábrica de produção artesanal. Um ano após era apresentada a versão S2, que mantinha o motor, mas tinha o entreeixos aumentado de 2,17 para 2,28 metros, o que traduzia a exigência do público por um interior mais confortável. Por fora ganhava novas tomadas de ar e lanternas. O S2 foi vendido até 1970, com 438 unidades.

Como o S2 vinha tendo boa aceitação e o Tuscan, uma escala modesta em vista do alto preço, em 1969 a direção da marca resolvia oferecer uma opção intermediária: o Tuscan V6, com o motor de seis cilindros e 3,0 litros do Ford Capri Essex. Por fora trazia adereços como saídas duplas de escapamento, novas tomadas de ar e as lanternas do Cortina Mk II. As modificações externas também eram adotadas em 1970 no Vixen S3, que por dentro ganhava retrovisor montado no teto (os antigos TVRs o tinham sobre o painel). Até 1971 foram vendidos 101 Tuscans V6 e 168 S3, quando saíram de linha para o lançamento da Série M, exclusiva do Vixen.

"Britânico e orgulhoso por isso!", entusiasmava-se o anúncio do modelo 2500 M de 1972; o motor de seis cilindros em linha o levava a 190 km/h, bom resultado em um tempo de motores amarrados pelas normas de emissões

Séries M e S   Em 1966 a TVR havia sido (mais uma vez) vendida para o empresário Martin Lilley, que realizou profundas modificações nos modelos da marca, a começar por um novo chassi no Vixen e no Tuscan. No entanto, a grande revolução vinha em 1972, quando passava a produzir três tipos de carrocerias (cupê, fastback e conversível) e três tipos de motorização. Até o início dos anos 80 a marca produziu o Vixen quase inalterado, salvo por pequenas mudanças que mantiveram a identidade da marca.

Dentre os propulsores, o do modelo de entrada era um Ford de 1,6 litro que denominava o modelo 1600 M. Esse carro, além de bastante acessível, oferecia bom desempenho e consumo baixo. Para o mercado americano era oferecido o 2500 M, que se enquadrava na rígida legislação local sobre emissões poluentes. Vinha com um seis-cilindros em linha que rendia 106 cv e um torque de 16,1 m.kgf. Com ele atingia 191 km/h, nada mau para uma época em que a potência dos carros desapareceu, devido à crise do petróleo e à adoção de normas ambientais mais severas.
Continua

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