A preocupação com o consumo entre os consumidores era tanta que a empresa divulgava em seus anúncios que o 2500 M percorria 10 km/l. Além disso, era equipado com freios servoassistidos, com discos à frente e tambores atrás. A suspensão seguia a tradição da casa, independente nas quatro rodas com braços sobrepostos. O terceiro modelo era o 3000 M, que utilizava o 3,0-litros do Capri. Era o modelo de alto desempenho da casa, mas como as leis antipoluentes estavam cada vez mais rígidas logo deixou o mercado.

Depois de pouco tempo com o motor Ford de 3,0 litros, o TVR 3000 M ganhava turbocompressor, usado pela primeira vez em um carro inglês

No entanto, quando uma idéia dá certo, o que há demais em copiá-la? A TVR, vendo o excelente resultado que a Porsche havia conseguido em 1975 com o primeiro 911 Turbo, resolveu copiar a receita e lançou o primeiro automóvel com turbocompressor da Grã-Bretanha. Agora o 3000 M rendia generosos 230 cv, o que elevou seu prestígio e o colocou em pé de igualdade com esportivos como o Ferrari 308 GT4, que rendia 250 cv.

Em 1978 o 3000 M recebia modificações e até seu nome era mudado: o fastback passava a se chamar Taimar e o conversível 3000 S. Com uma nova seção frontal que lembrava o Datsun 240 Z, ganhava mais alguns anos de vida, apesar do estilo ultrapassado. Seria comercializado até 1991, quando surgiria a nova geração do Griffith. Em 1987, quando se esperava a aposentadoria do 3000 S, uma nova plástica era realizada e um jogo de marketing o deixava com estilo "retrô", forma charmosa de exprimir o que na verdade era um desenho superado... As novas linhas mantinham sua identidade, mesclando com características da época, como os ângulos já adotados no Tasmin.

O Tasmin marcou o abandono das curvas em favor das retas e ângulos, em um desenho que lembrava o do Lotus Esprit

A única versão agora era a S1, com o V6 de 2,8 litros — sempre fornecido pela Ford — e 160 cv, capaz de alcançar 210 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Não chegava a ser um Ferrari ou Porsche, mas era capaz de proporcionar conforto e diversão ao proprietário. Entre 1988 e 1991 eram lançadas as versões S2, S3, S4 e V8 S, nas quais foram-se incorporando inovações. O último deles vinha equipado com um V8 de 4,0 litros e 240 cv; atingia 235 km/h.

O Tasmin   No final dos anos 70 o estilo do Vixen já era mais que ultrapassado, pois mantinha as características básicas do Grantura lançado em 1957. A marca precisava de um novo modelo, que fosse capaz de rejuvenescer sua imagem e marcasse uma nova era. Os esportivos fabricados nessa época seguiam um estilo retilíneo, como o Ferrari 308, Lotus Esprit e até mesmo o Corvette. Para projetar um carro que se enquadrasse às tendências da época, Lilley convocou o engenheiro Oliver Winterbotton, que já havia realizado projetos para fabricantes como Lotus. Continua

Para jogar
Para quem quiser testar o desempenho de um TVR, o clássico Gran Turismo para Playstation oferece entre dezenas de carros esses raros ingleses. O jogador pode optar pelas versões 4,0 e 500 do Griffith ou pelo Cerbera 4,2, mas para chegar a esses carros o "piloto" vai ter que passar boas horas no comando do joystick, já que os modelos, junto com o Aston Martin DB7, são os que custam mais caro — o que significa muitas corridas para juntar o dinheiro.

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