
Em meio à corrida espacial dos anos 50 e 60, a Hanna Barbera teve
a idéia de criar um desenho animado que mostrasse um tradicional
núcleo familiar que vivesse numa cidade espacial. A estréia nos
Estados Unidos foi pela rede ABC, em 1962. A família era composta
pelo casal George e Jane Jetson e seus dois filhos, a adolescente
Judy e o garoto Elroy.
Ainda completavam o elenco o
esperto cachorro Astro, a empregada-robô Rose e o chefe de George,
Sr. Spacely. Os Jetsons eram os Flintstones do futuro. A cidade
flutuava num espaço ensolarado como a Terra, os prédios pareciam
pequenas pilhas de pratos e eram apoiados em finos pilares, mas
nunca se via o chão que os sustentavam.
O meio de transporte mais comum eram pequenas naves do porte de um
carro, com formas arredondadas e teto de vidro. Máquinas faziam de
tudo, até comida. A modernidade visual era intensa e agradável. Já
o núcleo familiar era o mais tradicional possível. Nada de mães
com carreiras, pais divorciados, casais vivendo em casas
separadas, casais gays ou inter-raciais, adolescentes grávidas,
sexo sem compromisso e outras alternativas de comportamento que
começariam a ser mais aceitas ainda no século 20... Afinal, era um
desenho animado para crianças do início dos anos 60.
Os Jetsons, com o futuro na aparência e o passado no coração,
conquistaram uma legião de fãs... assim como o Ford Taurus. |
|
Se o Taurus de rua sempre passou de ano com louvor por bom
comportamento, exceto pelo rebelde SHO, o mesmo não se pode dizer
do Taurus de corrida. Na verdade, seu comportamento não foi bom:
foi furiosamente exemplar. Sua última temporada foi a de 2005, já
que o Fusion assume o posto em 2006. A estréia do Taurus foi em
1998, ano em que substituiu nas pistas o Thunderbird. Esse
primeiro projeto para as pistas seria atualizado em 2000 e 2003.
Assim como nas vendas, as competições foram mais um palco em que o
Taurus pôde fazer sua competência brilhar.

Seu currículo de vitórias
na Nascar é invejável. Foram mais de 100 corridas válidas ganhas,
de Daytona e Brickyard, em Indianápolis, a pistas curtas e
trajetos de rua. Se incluirmos a Budweiser Shootout e Nextel
All-Star Challenge, são 108 vitórias. O Taurus contabiliza três
campeonatos Nextel Cup (Dale Jarrett em 1999, Matt Kenseth em 2003
e Kurt Busch em 2004) e um título na Nascar Busch Series, com Greg
Biffle in 2002. Dale Jarrett lidera o ranking de pilotos que mais
venceram a bordo de um Taurus, com 19 vitórias. Mark Martin vem em
segundo, com 16.
De campeonato de construtores, foram outros três: 1999, 2000 e
2002. Ao ser anunciado o Fusion como sucessor nas pistas, o Taurus
já havia vencido 15 das 35 provas da Nextel Cup deste ano. Ainda
que seu desempenho no esporte fosse ruim, haveria um consolo: o
Taurus vendia mais que seus rivais Chevrolet Monte Carlo, Pontiac
Grand Prix e Dodge Intrepid. Juntos. |
|