por Iran Cartaxo Logus 2.000i: receitas aspirada, turbo e nitro
Preparar ainda mais seu Logus Wolfsburg será tarefa fácil, pois mesmo sendo um carro equipado com injeção, trata-se de um motor VW AP, já tarimbado no meio de preparações. Existem inúmeras receitas, equipamentos e kits, além de diversas soluções para adaptar a injeção às preparações. A preparação atual é bem resolvida. Combinar um remapeamento com pequenas otimizações na admissão e exaustão é realmente uma ótima opção de veneno leve, e a receita aplicada em seu carro está bem equilibrada, Rogério. Apesar do bom resultado, este veneno é realmente leve e as melhorias de desempenho não requerem alterações em câmbio, rodas, pneus e freios -- a não ser, é claro, que o dono queira desfrutar de uma pilotagem mais agressiva. Neste caso podem-se efetuar as mesmas mudanças que se faria em um carro original, com pastilhas de freio um pouco mais macias e pneus 10 mm mais largos em rodas de aro e tala maiores. |
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Logus 2.0i original (em azul), com a preparação atual (em verde) e com preparação aspirada sugerida (em vermelho) |
Uma preparação aspirada
que atingiria resultados bem mais expressivos pode
envolver, além do que já foi feito, troca de comando e
trabalho no cabeçote para abrigar válvulas maiores. É
comum usar válvulas de motor GM 2-litros,
preferencialmente casadas com um comando de 288° de duração
e 11 mm de levantamento de válvulas, para melhor
resultado. Mas este cabeçote é equipado com tuchos hidráulicos
(saiba mais), que não suportam acionamentos de válvulas
muito bruscos. Logo, deve-se procurar um comando com
perfil de levantamento de válvulas suave, o que não
ocorre na maioria dos 288°. Caso não consiga encontrar um comando 288° ou até 285° que seja aplicável aos tuchos hidráulicos, opte por um 272°, que é bem mais fácil de encontrar com perfil de levantamento suave. A perda de potência será de cerca de 10 cv em relação ao 288°. A injeção deverá ser novamente remapeada para se adequar à nova preparação, ou pode-se optar por uma injeção adicional. Uma preparação nitro é simples de ser aplicada a seu carro e aproveita o que já está feito. Um kit de óxido nitroso é o que se costuma chamar de um bloco de potência, pois adiciona uma potência fixa independente das características do motor, já que injeta uma quantidade de oxigênio (presente no óxido nitroso) e de gasolina fixa para uma determinada pressão de injeção e giclês injetores. Assim, podem-se encontrar kits comumente para 40 cv, 60 cv, 80 cv e 120 cv (este com 4 injetores) para motores de 4 cilindros, além de kits especiais para potência ainda maior. Pode-se começar adquirindo um kit para 40 cv. Depois, basta comprar e trocar os giclês injetores para obter maior potência, caso se considere a escolha inicial modesta para suas expectativas. |
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Logus 2.000i original (em azul), com preparação nitro (em verde) e com preparação turbo (em vermelho) |
A preparação turbo também
é simples. Kits para motores AP são comuns e devem-se
optar pelos equipados com intercooler aletado, coletor de
escapamento em tubos dobrados e turbina bipulsativa,
pequena e de baixa inércia. Uma turbina de tamanho
similar à T25 da Garret será ideal. Melhor ainda se
tiver rotores leves -- como as caras IHI --, pois assim o
retardo da turbina (turbo lag) será mínimo, além
de o turbo entrar em operação suavemente e em baixas
rotações. Para adaptar a injeção às condições impostas pelo turbo, pode-se optar pelo remapeamento, por uma caixa gerenciadora extra ou uma injeção extra, mas nunca por ajustes improvisados e ineficientes, como aumento na pressão da linha de combustível. Fuja destas "soluções", sob pena de a regulagem ficar inadequada, o consumo resultar elevado, os componentes da injeção se desgastarem prematuramente e, ainda, correr-se o risco de estouro da linha, podendo expor o veículo a incêndio. Reunindo as preparações escolhidas teríamos: - Preparação aspirada: comando com duração de abertura de válvulas de 288° e levantamento de 11 mm, válvulas de admissão do motor GM 2.0, coletor de escapamento dimensionado 4-em-1, filtro de ar esportivo e remapeamento ou injeção extra. - Preparação nitro: coletor de escapamento dimensionado 4-em-1, filtro de ar esportivo, remapeamento, kit nitro de 40 cv com um injetor (fooger). - Preparação turbo: turbina bipulsativa de baixa inércia, intercooler aletado, pressão de 0,6 kg/cm², mantendo gasolina como combustível e a taxa de compressão original. Com remapeamento, caixa de gerenciamento extra ou injeção extra. Observe o desempenho simulado para a preparação atual e a preparação aspirada sugerida acima: |
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Observe agora o desempenho simulado para a preparação nitro e a preparação turbo: |
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A preocupação com a
segurança e o comportamento dinâmico do carro deve
estar sempre presente. Para a preparação aspirada
sugerida, deve-se usar pastilhas de freio mais macias ou
optar por conjuntos de freio semelhantes, em diâmetro e
poder de frenagem, aos do Gol 2.000 16V. Recomendam-se
pneus mais largos, de 195 ou 205 mm, e rodas de aro 15 ou
16. As medidas 195/50 R 15 e 205/40 R 16 conservam perímetro
similar ao dos pneus originais. Encontrar rodas mais largas que mantenham o offset (profundidade de montagem) original é difícil e pode mesmo ser inútil, se não houver espaço no lado interno para sua instalação. Assim, é comum que se deixe esse importante fator de lado nas preparações. Uma alteração de 5 ou 10 mm no offset pode causar grande desajuste na geometria de direção, anulando ou mesmo tornando positivo o raio de rolagem do Logus, que é negativo (saiba mais). Uma alternativa para preservá-lo é utilizar rodas de aro 15 ou 16 pol de modelos Ford -- é provável que as do Mondeo sirvam no Logus --, com o mesmo offset, diâmetro de cubo central e furação de seu carro. Caso a embreagem original não apresente boa durabilidade com seu modo de pilotagem, basta optar por uma esportiva, também de carga equivalente à do Gol GTI. Para as preparações nitro e turbo o sistema de freios precisa ser bem melhorado. Mesmo com uso de conjunto semelhante ao do Gol 16V, deve-se ainda equipá-lo com pastilhas macias -- ou usar conjuntos ainda maiores. Freios traseiros a disco passam a ser muito recomendáveis. As rodas aro 16 pol com pneus 205/40 devem ser suficientes. A embreagem deverá ser esportiva de carga alta, mas não necessariamente de cerâmica. O câmbio pode precisar de engrenagens mais resistentes, mas cuidado ao dirigir para não forçar esse componente pode evitar a troca das engrenagens por outras mais reforçadas, difíceis de encontrar. Na suspensão adote molas e amortecedores mais rígidos, que podem ser encomendados em casas especializadas em suspensões para veículos de competição. Evite o rebaixamento sem critérios, que torna o veículo sensível às irregularidades do piso e gera desgaste prematuro dos componentes e do próprio monobloco. Ao efetuar qualquer das preparações citadas, atente à qualidade das peças adquiridas, limpeza do serviço e cuidados na regulagem (saiba como escolher e avaliar uma oficina). Desta forma os resultados serão os melhores e você poderá desfrutar do desempenho esportivo com tranquilidade, segurança e durabilidade, surpreendendo carros de vocação esportiva que não esperam ser deixados para traz por um pacato Logus. |
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