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Comparativo Completo
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Simulação de desempenho
Já se esperava melhor desempenho do C4, 307 e Focus, mas houve algumas surpresas na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

Uma: não é o Ford o mais veloz, apesar da maior potência. Com equilíbrio exato de rotações e melhor aerodinâmica (note a baixa potência consumida a 120 km/h), o C4 leva o motor ao ponto de potência máxima e alcança 206,7 km/h, acima do 307 e do próprio Focus. Neste, o câmbio mais longo deixa o motor 600 rpm abaixo do ponto ideal. Atrás vêm Tiida (ajudado pela melhor aerodinâmica do grupo e a sexta marcha bem acertada para esse fim), Vectra, Golf e Stilo, estes três na ordem natural de potência.

O câmbio do Golf está curto demais para seu motor "manso", pois impõe 300 rpm além do pico de potência. O regime a 120 km/h também deixa claro esse ponto: ele gira mais em quinta marcha que o C4 e o 307, que têm potência 800 rpm acima, e fica em equilíbrio com o Stilo, de motor menor. O Vectra é o mais longo, seguido pelo Focus. Aqui, uma incoerência: o Tiida é calculado para máxima em sexta, que então produz maior rotação em viagem do que o ideal. Seria mais coerente definir a quinta para desempenho e a sexta para economia, como no Sentra da mesma marca.
O vigor do Focus, dono da melhor relação peso-potência, aparece na aceleração: obteve todas as melhores marcas. De 0 a 100 km/h foi seguido por C4, 307, Tiida, Vectra, Golf e Stilo. Embora a simulação tenha considerado o Fiat sempre com câmbio em modo manual, o Dualogic o prejudicou nas arrancadas por não permitir alta rotação antes do acoplamento da embreagem.

Já nas retomadas, as seis marchas beneficiam o Tiida na medida em que a comparação é feita com o uso da mesma marcha para todos. De 80 a 120 km/h, por exemplo, ele leva o maior tempo em sexta, mas tem a melhor marca se usada a quinta como nos demais. Mesmo assim, houve alternância de líderes nesse quesito: o C4 venceu uma provas, empatou com o Focus em duas e o Stilo ganhou uma.

Em consumo, não há o que discutir: o Tiida é melhor, pela combinação de menor cilindrada, boa aerodinâmica e rotação razoável em rodovia. Os demais ficam em relativo equilíbrio, com variação de apenas 1 km/h entre os extremos no ciclo rodoviário, por exemplo. Do melhor ao pior, a ordem foi Vectra, Focus, Golf, C4 e 307 (empatados) e Stilo. O Chevrolet também superou o Fiat na comparação com uso de álcool, tendo o câmbio mais longo sido um importante fator.
  unidade Vectra C4 Stilo Focus Tiida 307 Golf
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima km/h 187,4 193,1 206,7 183,4 185,0 200,9 197,6 203,1 190,2
Marcha em vel. máxima - 5ª. 5ª. 5ª. 5ª. 6ª. 5ª. 5ª.
Regime à vel. máxima rpm 4.750 4.900 6.000 5.400 5.450 5.400 5.400 5.900 5.700
Regime a 120 km/h
(última marcha)
rpm 3.050 3.500 3.550 3.200 3.250 3.500 3.550
Potência a 120 km/h cv 30 28 32 30 28 30 29
Acel. 0 a 100 km/h s 11,7 11,0 9,7 13,0 12,5 9,6 11,1 10,7 11,6
Acel. 0 a 400 m s 17,8 17,4 17,2 18,5 18,4 16,8 17,7 17,5 17,9
Acel. 0 a 1.000 m s 32,7 32,2 31,3 33,8 33,7 30,7 32,2 31,7 32,9
Ret. 80 a 120 km/h, 6a. s NA 18,9 NA
Ret. 80 a 120 km/h, 5a. s 17,2 15,9 14,2 15,5 14,4 15,3 14,1 14,7 14,6
Ret. 80 a 120 km/h, 4a. s 12,9 11,7 10,1 11,6 11,0 10,9 10,2 10,6 11,4
Ret. 80 a 120 km/h, 3a. s 8,7 8,2 7,5 9,0 8,9 7,5 7,8 7,6 8,2
Ret. 60 a 100 km/h, 4a. s 11,8 10,7 10,1 10,2 9,7 10,8 10,4 10,6 10,3
Ret. 60 a 100 km/h, 3a. s 7,9 7,3 7,1 7,8 7,5 7,1 7,6 7,3 7,6
Consumo em cidade km/l 8,4 5,9 7,7 7,8 5,4 8,6 9,4 7,7 7,8
Consumo em estrada km/l 12,1 8,7 11,2 11,1 7,9 12,0 13,2 11,2 11,5
Consumo a 60 km/h km/l 13,8 10,0 12,5 12,5 8,8 14,2 15,6 12,6 12,7
Consumo a 80 km/h km/l 12,6 9,1 11,8 11,5 8,2 12,6 13,6 11,9 12,0
Consumo a 100 km/h km/l 11,4 8,2 10,6 10,6 7,5 11,1 12,2 10,6 11,0
Consumo a 120 km/h km/l 10,1 7,4 9,3 9,6 6,8 9,6 10,9 9,3 10,0
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo; NA = não aplicável
Dados dos fabricantes
  unidade Vectra C4 Stilo Focus Tiida 307 Golf
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima km/h 186 189 207 188 190 207 192 205 195
Acel. 0 a 100 km/h s 10,8 10,3 9,2 10,8 10,6 9,8 10,6 9,8 10,4
Consumo em cidade km/l 11,2 7,4 ND 12,0 8,2 11,2 11,6 ND 9,1
Consumo em estrada km/l 14,8 10,5 ND 16,3 11,2 16,2 16,8 ND 16,1
ND = não disponível
Comentário técnico
> Motores modernos e antigos competem neste comparativo. No primeiro grupo podem ser incluídos os do Focus, do Tiida e da dupla C4/307. São projetos recentes, contam com bloco de alumínio (mais leve e eficiente na dissipação de calor), quatro válvulas por cilindro e, à exceção do Ford, variador do comando de admissão.

> O Duratec da Ford, um projeto da japonesa Mazda (que pertence à corporação americana), é parte de uma família que inclui a versão de 2,3 litros vista aqui no Fusion e no Ranger. A Nissan faz seu motor MR em versões 1,8, usada no Tiida, e 2,0, a do Sentra — aplicada também a modelos da sócia Renault. Na PSA Peugeot Citroën, a linha de propulsores EW compreende os de 1,75, 2,0 e 2,25 litros.

> A segunda categoria abrange Golf, Vectra e Stilo: bloco de ferro fundido, comando simples sem variador, duas válvulas.
O da VW, da família 827, já teve variação entre 1,3 e 2,0 litros e opção de 16 válvulas, como no antigo Gol GTI 16V nacional. A GM produz as Famílias I e II, a primeira entre 1,0 e 1,8 litro (esta a versão fornecida à Fiat para o Stilo) e a outra de 1,6 a 2,4 litros (hoje disponível apenas como 2,0 e 2,4).

> A melhor relação r/l no grupo é a do Focus, 0,284, seguida pela do Vectra, exato 0,3. Depois vêm Peugeot e Citroën com 0,316, Golf com 0,322 e Stilo com 0,339. A medida do Tiida não foi fornecida em consulta à Nissan.

> O Focus destaca-se dos demais pela suspensão traseira independente multibraço e dotada de subchassi. Nos outros está o tradicional eixo de torção. À frente, porém, os sete usam o consagrado sistema McPherson. Saiba mais sobre os tipos de suspensão.

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