![Clique para ampliar a imagem](../carros/comp/crv-tiguan/h-9.jpg) |
|
4,57 m |
150 cv |
R$ 102.910* |
|
|
![Clique para ampliar a imagem](../carros/comp/crv-tiguan/t-9.jpg) |
|
Volkswagen
Tiguan TSI 2,0 16V |
4,42 m |
200 cv |
R$ 129.808* |
|
|
* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
|
Eles agradam a homens e mulheres, jovens e mais maduros, "aventureiros"
de verdade ou apenas na imagem que projetam, além dos que simplesmente
querem um veículo robusto para enfrentar os buracos, valetas e lombadas
da selva da cidade. São os utilitários esporte, segmento que já conta
com dezenas de opções no mercado nacional e que ganha clientes de outras
categorias, como as de peruas e minivans.
Neste comparativo, um dos modelos mais vendidos da faixa média dos
utilitários — o Honda CR-V, já em sua terceira geração — recebe o
desafio de um quase estreante, o Volkswagen Tiguan, lançado no ano
passado. Ambos ainda não haviam passado por avaliações completas no Best Cars e
mostram-se
concorrentes diretos nos quatro "Ps" que determinam nossos confrontos.
Têm a mesma proposta de uso, pois são utilitários esporte de
tamanho médio com tração nas quatro rodas — mas sem redução —,
plataforma de automóvel e adequação tanto ao transporte familiar sobre
asfalto quanto ao uso fora de estrada moderado. Seu porte é
semelhante: o CR-V mede 15 centímetros a mais em comprimento e 1,5 cm a
mais em distância entre eixos. Em potência, o Tiguan é que
oferece mais, com 200 cv no motor de 2,0 litros com
turbo e
injeção direta, enquanto o oponente fica
em 150 cv.
Finalmente, os preços sem opcionais estão muito próximos: R$
102,9 mil
para o Honda e R$ 100 mil para o VW. É verdade que o segundo, com os
muitos opcionais, ultrapassa esse valor em quase R$ 30 mil, mas são itens de pouca
influência no conjunto mecânico, de modo que a avaliação permanece
válida para quem optar pelo Tiguan básico ou selecionar apenas um ou
outro item. Continua
|