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CR-V |
Tiguan |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
4 |
Posição de dirigir |
4 |
5 |
Instrumentos |
4 |
5 |
Itens de conveniência |
4 |
5 |
Espaço interno |
5 |
4 |
Porta-malas |
5 |
3 |
Motor |
4 |
5 |
Desempenho |
3 |
5 |
Consumo |
5 |
3 |
Câmbio |
4 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
4 |
Estabilidade |
4 |
4 |
Segurança passiva |
5 |
5 |
Custo-benefício |
3 |
3 |
Média |
4,12 |
4,25 |
Posição |
2º. |
1º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
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Custo-benefício
A suposta vantagem do Tiguan no preço básico não se sustenta, pois ele cobra à
parte pela pintura metálica (R$ 2 mil) e o revestimento em couro (salgados R$ 10
mil em pacote com as rodas de 18 pol). Só com isso ele já passa a R$ 112 mil, e
ainda restam como opções volante com comandos de troca de marcha (R$ 1,4 mil),
teto solar panorâmico (R$ 5,8 mil), faróis bi-xenônio (R$ 5,4 mil), pacote Off-Road (R$ 500), assistente de estacionamento com câmera traseira (R$ 3,8 mil) e
conexão para Ipod (R$ 900; todos os valores foram arredondados). Assinale todos
os itens e você terá um Tiguan de quase R$ 130 mil, contra R$ 102,9 mil do preço
único do CR-V EXL.
Se for considerado o VW apenas com a pintura, em que os preços quase empatam,
seu conteúdo perde para o do Honda pelos bancos de couro e o teto solar, mas
traz a mais o ajuste elétrico do banco do motorista e, claro, o motor bem mais
potente. Assim, nessa condição há relativo equilíbrio, mas receber o Tiguan na
configuração completa nos permitiu avaliar outros recursos como o modo Off-Road e o auxílio para estacionar.
E na condição em que foram comparados, como eles se saem? O CR-V é melhor em
espaço interno e de bagagem e em consumo, e o Tiguan, em posição de dirigir,
instrumentos, itens de conveniência, motor, desempenho e câmbio. As várias
vantagens justificam em boa parte o maior preço do VW, o que os deixa
equilibrados em relação custo-benefício. Assim, o alemão termina com ligeira
superioridade (que corresponde a apenas um ponto nas notas) um confronto que mostra,
acima de tudo, que os bons utilitários esporte de hoje podem atuar com relativa
competência em qualquer condição de uso, no campo ou na selva de pedra das
grandes cidades.
Continua |