As versões de topo usam motores de
mesma cilindrada e potência, oferecem tração integral e equipamentos
semelhantes, por preços pouco abaixo dos R$ 100 mil
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O "efeito Corolla" repetiu-se. Como acontecera há três anos entre os
sedãs médios, em que o antes tímido modelo da Toyota revigorou-se com a
nova geração e assumiu a liderança do segmento, a reformulação do picape
Hilux tirou-o instantaneamente do último lugar em vendas na categoria e
colocou-o no primeiro, já em abril, seu primeiro mês no mercado. Para a
concorrência foi devastador.
Seria só o apelo de novidade, em um mercado que tem visto poucos
lançamentos efetivos (o último foi o
Mitsubishi L200 Sport, há dois anos), ou haveria mesmo razões para
que o novo Hilux, anunciado como uma "revolução total" em picapes, devorasse a fatia do bolo de adversários bem
estabelecidos? O BCWS resolveu tirar a dúvida colocando frente a
frente a versão de topo da Toyota — SRV de cabine dupla com motor
turbodiesel de 3,0 litros e tração nas quatro rodas — e o Ford Ranger,
em configuração idêntica e no acabamento de topo Limited.
Por que apenas o Ranger? Primeiro, porque outro importante concorrente,
o L200 Sport, simplesmente não existe para as avaliações da imprensa — a
Mitsubishi ainda não destina veículos para esse fim, o que é lamentável.
Segundo, porque dois outros (Chevrolet S10 e Nissan Frontier) receberão
em breve motores evoluídos, capazes de atender às novas normas de
emissões poluentes. O picape da Ford, por outro lado, já sofreu essa
alteração.
As versões escolhidas são concorrentes diretas, seja em proposta,
porte, potência (os mesmos 163 cv) e preço, os "quatro Ps"
que norteiam nossa seleção para comparativos. Como avaliados, o Ranger custa R$
97,2 mil, e
o Hilux, R$ 99,8 mil, mas o primeiro vem com alguns
itens adicionais de série, como revestimento dos bancos em couro (veja
tabela). A Ford oferece o acabamento XLT, sem o couro,
enquanto a Toyota dispõe de câmbio automático opcional. E até a
procedência dos dois é a mesma: são fabricados na Argentina.
Continua
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