
Carroceria compacta tem suas
vantagens:
o Palio é líder em desempenho com folga

Terceiro em aceleração, o
Fiesta tem
consumo adequado e boa velocidade final

Em economia o Fit vence por
boa margem,
mas seu desempenho não entusiasma

Grande área frontal e Cx
maior fizeram o
Fox perder em velocidade até para o Fiesta

No Honda (foto) e no VW, dois
dos melhores
comandos de câmbio manual já vistos |
Isso considerando o uso
às mesmas rotações: na prática, o torque generoso do 1,8 permite rodar
com menos giros que nos concorrentes, o que compensa a maior aspereza.
Por isso é que ele poderia ter relações de marcha mais longas que as
atuais, que são semelhantes às dos concorrentes.
Falar nesse assunto traz à lembrança o erro da VW com o Polo 1,6 (saiba
mais). Como ficou o Fox nesse aspecto? Melhor, mas não muito. Com
marchas mais longas (exceto a primeira) e o mesmo diferencial típico de motor
1,0-litro, o novo carro também arranca bem em segunda, transpõe lombadas
com folga em terceira (algumas até em quarta) e "pede marcha" na estrada
na faixa de 120-130 km/h indicados, indicação de que deveria ser ainda mais
longo.
Como se esperava, o desempenho do Palio foi o melhor em nossa simulação,
tanto em velocidade máxima (seguido por Fiesta, Fox a álcool, Fox a
gasolina e Fit, na ordem) quanto em aceleração ou retomada (em que o
Fiesta perde posição para o Fox). No consumo as
coisas se invertem: vantagem do Honda, seguido pelo Ford, VW e Fiat (no caso do percurso de
estrada há empate entre Ford e VW). O Fox rodando com álcool deve ser considerado à parte,
pelo menor custo do combustível. Veja análise e
números da simulação completa.
Fit e Fox têm comando de câmbio excelente, dos mais leves e precisos do
mercado, convidando a seu uso freqüente; Fiesta e Palio estão em bom
nível mas sem impressionar. No Ford o motorista estranha de início a
alavanca bem alta, até que se acostuma e a acha ótima pela proximidade
do volante. Também ideal é seu engate da ré, sem travas, assim como no
Honda. O Fiat mantém o anel-trava desnecessário e o VW requer pressão na
alavanca para baixo, pois a ré está na mesma posição da primeira.
A assistência elétrica da direção do Fit não agradou também nesta
segunda avaliação, exigindo mais esforço que o esperado nas manobras com
o carro parado. Os sistemas hidráulicos dos concorrentes são melhores
nesse aspecto, sendo os quatro precisos em velocidade. No Palio e no Fox
a relação mais baixa (direta) agrada no uso urbano, trazendo agilidade.
Em freios há equilíbrio, com a mesma combinação e a oferta de sistema
antitravamento (ABS) em todos, mas a Fiat deveria rever a assistência
(servo) para evitar a resposta abrupta.
Continua
|