Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Com a mesma potência de 103 cv, era grande a expectativa entre o Palio e o Fox pela liderança em desempenho, um título a ser esclarecido pelo simulador de desempenho desenvolvido para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo.

E a Fiat levou a melhor. Com maior torque, melhor Cx e menor área frontal (evidenciada pela necessidade de 5 cv a menos para manter 120 km/h), o Palio colocou 13 km/h de vantagem sobre o Fox, mesmo este rodando com álcool. Também foi mais rápido nas acelerações e retomadas, com a ajuda de relações de marcha mais curtas que o ideal. O Fiesta ficou atrás, mas venceu o Fox em velocidade, e o Fit um pouco mais distante, esperado em vista de potência e torque inferiores.

O câmbio curto do Fiat transparece no fato de atingir, à velocidade final, 100 rpm a mais que a rotação de potência máxima, enquanto o Ford chega lá com 100 rpm a menos, e o VW, com 350 rpm a menos. O Fit é caso à parte: com a quinta bem longa, tem de usar a quarta para chegar à máxima, "estourando" em 450 rpm a rotação de maior potência. Essa definição de câmbio também influi nas retomadas, que podem melhorar muito se usada uma marcha inferior.

Em contrapartida, o motor pequeno e eficiente com a caixa longa fez maravilhas pelo consumo do Fit. Foi o mais econômico por larga margem, seguido pelo Fiesta na cidade e pela dupla Fiesta/Fox (empate) na estrada. No caso do VW, abastecer com álcool significa aumentar o consumo em 23% (urbano) e 24% (rodoviário), resultado dentro do esperado. De acordo com o preço dos combustíveis, a opção por esse traz boa redução no custo por quilômetro. Em regra, recomenda-se usar álcool sempre que seu preço estiver até 70% daquele da gasolina.
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

   Palio Fiesta Fit Fox com gasolina Fox com álcool
Velocidade máxima 186 km/h 175 km/h 168 km/h 172 km/h 173 km/h
Regime à velocidade máxima 5.500 rpm 5.150 rpm 6.150 rpm 5.150 rpm 5.150 rpm
Marcha na vel. máxima 5a. 4a. 5a.
Regime a 120 km/h (5a.) 3.550 rpm 3.650 rpm 3.600 rpm
Potência cons. a 120 km/h 28 cv 32 cv 29 cv 33 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8 s 12,6 s 15,5 s 12,2 s 12,0 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,6 s 18,7 s 19,8 s 18,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 31,8 s 33,9 s 36,3 s 33,5 s 33,4 s
Ret. 80 a 120 km/h em 5a. 12,1 s 17,4 s 20,9 s 16,4 s 16,0 s
Ret. 60 a 100 km/h em 4a. 8,1 s 11,6 s 14,0 s 10,8 s 10,6 s
Consumo em cidade 8,5 km/l 9,1 km/l 11,6 km/l 9,0 km/l 7,0 km/l
Consumo em estrada 13,7 km/l 14,1 km/l 19,6 km/l 14,1 km/l 10,7 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados