
Suspensão mais macia é do Palio,
embora
a do 1,8 tenha sido endurecida este ano

Mesmo sem a barra de
amarração, curvas
são um dos territórios preferidos do Fiesta

Carroceria alta exigiu uma
suspensão firme
do Fit, sem ser expoente em estabilidade

Também firme e com pneus
195/55-15, o
Fox troca o conforto pelo comportamento

Faróis de duplo refletor vêm
só no Fiat,
mas faltam os repetidores laterais em todos |
O conceito de suspensão é
igual nos quatro (McPherson à frente, eixo de torção atrás), mas não os resultados. Talvez para compensar a maior
altura das carrocerias, Honda e VW adotaram uma calibragem firme, que
causa desconforto ao rodar em piso irregular. O Fiat é bem mais macio e
confortável, com o Ford no meio-termo em bom padrão. Já a passagem por
lombadas mostra melhor trabalho no trio Palio/Fox/Fiesta, ficando o Fit
um pouco atrás.
Em termos de comportamento dinâmico, dois se destacam: o Fiesta, pelo
notável acerto de chassi que tem sido habitual na marca, e o Fox, pela
suspensão firme combinada a pneus esportivos no Sportline (195/55-15
contra 175/65-14 dos outros, também a medida das demais versões do VW).
A maciez do Palio o deixa pouco interessante para dirigir rápido, embora
o 1,8 tenha evoluído este ano. No Fit, embora correto, o comportamento
não inspira esportividade.
Um ponto que ganha importância nesses tempos de carros "minivanizados" é
a visibilidade. No Fit e, sobretudo, no Fox a visão dianteira em certos
ângulos é bastante prejudicada pelas colunas, o preço a
se pagar pelo estilo arrojado dos pára-brisas planos e bem à frente. Fit
e Fiesta têm retrovisor esquerdo convexo,
melhor que o plano do Palio (um retrocesso em relação a anos atrás) e do
Fox — embora seu manual alerte para o campo visual dos convexos...
O Palio é o único com faróis de duplo
refletor, preferíveis quando se usa muito o facho alto, pois o baixo
se mantém aceso. Mas todos adotam
superfície complexa e, exceto o Fit, oferecem unidades de neblina
(também a luz traseira de mesmo fim no Fox) e terceira luz de freio. No
VW a indicação de uso das luzes de nevoeiro é feita pela cor do ideograma no botão, quase invisível de dia. Se
muitos já usam essas luzes sem necessidade com uma indicação clara,
imagine-se sem.
Lamentável nos quatro é a ausência de repetidores de luzes de direção
nos pára-lamas, que fazem falta em especial no Honda, no VW e no Ford,
onde as luzes direcionais dianteiras não são vistas pelas laterais.
Apenas o Fit traz bolsas infláveis frontais de série, iniciativa que
deve ser elogiada. São opcionais no Palio (que inclui desativação da
do passageiro e pode receber bolsas laterais) e no Fiesta e serão no Fox mais adiante. Nos
quatro, o passageiro central traseiro fica sem encosto de cabeça e cinto
de três pontos.
Continua
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