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Suspensão mais macia é do Palio, embora
a do 1,8 tenha sido endurecida este ano

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Mesmo sem a barra de amarração, curvas
são um dos territórios preferidos do Fiesta

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Carroceria alta exigiu uma suspensão firme
do Fit, sem ser expoente em estabilidade

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Também firme e com pneus 195/55-15, o
Fox troca o conforto pelo comportamento

Faróis de duplo refletor vêm só no Fiat,
mas faltam os repetidores laterais em todos

O conceito de suspensão é igual nos quatro (McPherson à frente, eixo de torção atrás), mas não os resultados. Talvez para compensar a maior altura das carrocerias, Honda e VW adotaram uma calibragem firme, que causa desconforto ao rodar em piso irregular. O Fiat é bem mais macio e confortável, com o Ford no meio-termo em bom padrão. Já a passagem por lombadas mostra melhor trabalho no trio Palio/Fox/Fiesta, ficando o Fit um pouco atrás.

Em termos de comportamento dinâmico, dois se destacam: o Fiesta, pelo notável acerto de chassi que tem sido habitual na marca, e o Fox, pela suspensão firme combinada a pneus esportivos no Sportline (195/55-15 contra 175/65-14 dos outros, também a medida das demais versões do VW). A maciez do Palio o deixa pouco interessante para dirigir rápido, embora o 1,8 tenha evoluído este ano. No Fit, embora correto, o comportamento não inspira esportividade.

Um ponto que ganha importância nesses tempos de carros "minivanizados" é a visibilidade. No Fit e, sobretudo, no Fox a visão dianteira em certos ângulos é bastante prejudicada pelas colunas, o preço a se pagar pelo estilo arrojado dos pára-brisas planos e bem à frente. Fit e Fiesta têm retrovisor esquerdo convexo, melhor que o plano do Palio (um retrocesso em relação a anos atrás) e do Fox — embora seu manual alerte para o campo visual dos convexos...

O Palio é o único com faróis de duplo refletor, preferíveis quando se usa muito o facho alto, pois o baixo se mantém aceso. Mas todos adotam superfície complexa e, exceto o Fit, oferecem unidades de neblina (também a luz traseira de mesmo fim no Fox) e terceira luz de freio. No VW a indicação de uso das luzes de nevoeiro é feita pela cor do ideograma no botão, quase invisível de dia. Se muitos já usam essas luzes sem necessidade com uma indicação clara, imagine-se sem.

Lamentável nos quatro é a ausência de repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, que fazem falta em especial no Honda, no VW e no Ford, onde as luzes direcionais dianteiras não são vistas pelas laterais. Apenas o Fit traz bolsas infláveis frontais de série, iniciativa que deve ser elogiada. São opcionais no Palio (que inclui desativação da do passageiro e pode receber bolsas laterais) e no Fiesta e serão no Fox mais adiante. Nos quatro, o passageiro central traseiro fica sem encosto de cabeça e cinto de três pontos. Continua

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