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Inspirada no Stilo, a traseira retilínea do Palio destoa um pouco do conjunto arredondado


No Fiesta, a boa solução de lanternas altas, mais visíveis e menos vulneráveis em caso de colisão

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O desenho da traseira do Fit tem o mérito de ser diferente; é o que mais parece uma pequena perua


Ainda sem opção de cinco portas, o Fox aposta no estilo "limpo", mas a parte posterior é a menos agradável

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Comentário técnico
> Perdoe-nos o leitor assíduo, mas é preciso explicar para os que conheceram o BCWS há pouco: a razão da aspereza de funcionamento do motor 1,8 do Palio (o mesmo de outros Fiats e da linha Corsa/Montana/Meriva da GM) é a relação r/l desfavorável, 0,339, a pior conhecida do mercado. Esse propulsor é da mesma Família I que compreende versões de 1,0, 1,4 e 1,6 litro, tendo o maior curso dos pistões e o mesmo comprimento de bielas, de onde nasce a deficiência.

> A favor do 1,8 está o fato de oferecer alto torque em baixa rotação, levando o motorista a explorar pouco a segunda metade do conta-giros, onde a aspereza se evidencia. No Fiesta a r/l é 0,293 e no Fox 0,314, esta um pouco acima do aceitável (0,3), enquanto a do Fit não é divulgada, mas deve estar dentro do limite pelo que se nota ao dirigir.

> O Honda, além do bloco de alumínio (mais leve e eficiente na dissipação de calor), é o único com o sistema chamado i-DSI, Intelligent Dual Sequential Ignition, ignição dupla seqüencial inteligente. São duas velas por cilindro, que disparam sua centelha em momentos diferentes, sendo este intervalo controlado pela central eletrônica.

> Depois das críticas generalizadas às relações de marcha curtas em excesso do Polo 1,6 (saiba mais), a VW aceitou um alongamento para o Fox: de 6,8% na segunda, 7,6% em terceira, 9,6% em quarta e apenas 4,6% em quinta (o diferencial foi mantido e os pneus 195/55-15 equipam também o Polo).
Se nas marchas intermediárias a mudança foi consistente, na quinta pouco se nota: na faixa de 120-130 km/h indicados o carro ainda parece preso, "pedindo marcha", para o que contribui a relação r/l desfavorável desse motor.

> Outro caso de atender a reclamações foi a recalibração de molas e amortecedores do Palio 1,8 na linha 2004, deixando-o um pouco menos macio. A Fiat alega que apenas a imprensa reivindicava essa mudança, mas o Teste do Leitor do BCWS prova o contrário, sendo tema comum entre donos de Palio, Siena e Palio Weekend desde 2001. A nosso ver o endurecimento poderia ter sido maior, mas o mais importante é que seja logo estendido a toda a linha, já que o 1,8 responde por fatia discreta das vendas.

> O Fiesta 2004 perdeu a barra de amarração dianteira, que havia surpreendido no lançamento, por ser item raro em carros de preço e desempenho moderados. De fato não era necessária, pois o comportamento continua ótimo sem ela, mas por que o fabricante a teria adotado antes?

> O Fox tem cinco elementos de fixação nas rodas, um evidente exagero em um carro desse nível de desempenho e peso, causado pelo compartilhamento de peças com o Polo (que não inclui, contudo, a direção eletroidráulica, por questão de custo). Nos demais são quatro, o usual em carros dessa categoria. É de se perguntar quanto a VW gasta a mais em parafusos para obter tal economia de escala...

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