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Montana: motor flexível em combustível e mais potente, pneus mais voltados ao asfalto e suspensão com calibragem que surpreende

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Strada: o mesmo motor mas apto apenas a gasolina, suspensão menos confortável e pneus cidade/campo, adequados à versão

 

Mecânica,
comportamento
e segurança

Primeiro motor compartilhado pelas agora sócias Fiat e GM, o 1,8-litro da chamada Família I da divisão Powertrain equipa os dois picapes, com uma diferença: o Montana nasceu flexível em combustível, enquanto o Strada mantém o uso de gasolina apenas. Como a Magneti Marelli, fornecedora da central eletrônica para a Fiat, já detém essa tecnologia, sua versão flexível não deve demorar a chegar.

Na condição atual, o Montana leva vantagem razoável em potência (109 cv rodando com álcool e 105 com gasolina, contra 103 do Strada) e torque máximo (18,2, 17,3 e 17 m.kgf na mesma ordem). Mas com álcool seu funcionamento a frio (digamos, o primeiro minuto de rodagem) é um tanto irregular, com "engasgos" mesmo a uma temperatura ambiente acima de 20º C. Outro inconveniente desse combustível é a ridícula autonomia: cerca de 300 km na cidade, com 10% de margem, pelo consumo obtido em nossa simulação.

O picape da GM foi mais rápido na Simulação de Desempenho, mas o da Fiat consome um pouco menos (ambos com gasolina, claro). À parte pequenas diferenças que não chegam a ser percebidas no uso prático, o fato é que os dois andam muito bem em baixa rotação, podendo acompanhar o fluxo na cidade ou na estrada com menos de 3.000 rpm a maior parte do tempo, o que prevê facilidade de transporte de carga mais pesada. É bom que seja assim pois, como todo Fiat ou Chevrolet com esse motor, os picapes incomodam acima de 4.000 rpm pela aspereza de funcionamento (saiba mais sobre técnica).

A não ser por esse inconveniente, que representa obstáculo para que qualquer um deles substitua o Saveiro como picape preferido para uso esportivo e preparação, são veículos agradáveis de dirigir: bom comando de câmbio (o do Strada poderia dispensar o anel-trava para engate da ré, necessário apenas no Montana), direção assistida rápida e leve e freios eficientes, com opção de sistema antitravamento (ABS), que no Strada traz ainda distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD).

Mas diferem na suspensão. O Montana marca uma mudança de receita na traseira (saiba mais), com resultado primoroso: aliado ao entreeixos bem maior, roda com maciez e conforto próximos aos de um automóvel, o que o antigo Corsa Pickup nem sonhava oferecer. A evolução nesse campo foi da água para o vinho. Continua

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