Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Montana: mesmo sem pneus adequados, roda longe do asfalto com conforto e certa valentia, além de um estilo dos melhores

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Strada: bom desempenho e robustez para o fora-de-estrada leve, com faróis de neblina e de longo alcance que fazem da noite dia

 

O Strada não decepciona, mas transmite mais as irregularidades, sobretudo as menores. Ambos superam lombadas com facilidade e transmitem sensação de longa durabilidade.

Também em comportamento dinâmico a novidade da GM cativa o motorista. Contorna curvas com equilíbrio e facilidade, apesar da rápida perda de aderência dos pneus algo modestos, e faz a alegria de qualquer entusiasta. Os pneus com perfil mais baixo que os do Adventure (175/70-14 contra 175/80-14) e desenho mais voltado ao asfalto contribuem para sua superioridade, deixando-nos ansiosos por colocar as mãos na versão Sport, que usa a medida 185/60-15.

Os pneus do Strada dão o troco quando se vai para o fora-de-estrada, onde os dois foram dirigidos por mais de 30 quilômetros. Claro que são limitados, como todo tração-dianteira, mas é possível trafegar por estradas de terra e até por alguma lama, sobretudo com o Fiat. Nesses momentos a opção por pneus cidade-campo se justifica, apesar do maior ruído de rodagem, da menor estabilidade e do desgaste mais rápido que apresentam no asfalto.

Vale notar que os estribos usados pelas duas marcas, além de não servirem à finalidade original (não é preciso subir para chegar à cabine desses picapes), são alvo de pedras jogadas pelas rodas motrizes, um incômodo em alguns tipos de terreno. Também se sujam muito e, por sua saliência, encostam facilmente na calça ao sair. Não faz sentido tê-los.

Um ponto crítico do Montana é a visibilidade traseira. Com a caçamba muito alta, ao estacionar só se vê o carro de trás do meio do pára-brisa para cima; já as colunas centrais muito largas criam um grande ponto cego em acessos em ângulo ou qualquer situação que dependa de visão lateral — situação que piora se o banco do passageiro estiver alinhado com a pequena janela adicional. Será que os projetistas da GMB, que também criaram as absurdas colunas dianteiras da Meriva, têm visão de raio X?

À parte esse problema, que não tem solução fácil, os dois picapes se equiparam em segurança ativa: retrovisor esquerdo plano e não convexo, mas maiores no Montana; faróis com duplo refletor de superfície complexa, muito eficientes; unidades de longo alcance, havendo também os de neblina no Strada; e a falta de repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, luz de neblina traseira e ajuste elétrico do facho dos faróis. Em segurança passiva, contudo, há vantagem do Fiat, único a oferecer bolsas infláveis frontais (opcionais) nesta versão. O GM ainda não dispõe desse item. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados