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Dos atributos da linha
Fox, da Volkswagen, um é inegável: a versatilidade. Do hatch original —
um carro pequeno — surgiu a versão "aventureira" CrossFox, que em
proposta de uso acaba por competir com um utilitário esporte legítimo, o
Ford EcoSport (leia comparativo). Agora
aparece o novo rebento: a SpaceFox, uma perua que torna mais difusa a
separação entre esse segmento e o das minivans. Com uma família de três
modelos que compartilham a maior parte da carroceria, a VW consegue
colocar-se, aos olhos do consumidor, como concorrente em pelo menos
quatro categorias.
Quando recebemos a Space para a avaliação completa, veio a dúvida:
compará-la a uma perua ou uma minivan? Chegamos à conclusão de que,
mesmo sendo uma perua em concepção, ela tem atributos próximos aos de
uma minivan como a Fiat Idea, que, lançada em setembro do ano passado,
também desfruta a imagem de novidade no mercado — o que já não acontece,
há tempos, com a perua pequena da Fiat, a Palio Weekend.
São concorrentes diretas em proposta e em porte. O comprimento varia
25
centímetros, mas a distância entre eixos apenas cinco. Em potência, a Idea HLX
de 1,8 litro fica 11 cv acima da SpaceFox em versão única de motor, 1,6.
A Fiat menos potente, a ELX 1,4, estaria 22 cv abaixo da VW (sempre com
álcool) e portanto
não é a opção mais próxima. Quanto ao preço, há perfeito equilíbrio
nos valores básicos (ao redor de R$ 47,8 mil), mas com seus numerosos
opcionais a Idea pode disparar à frente: R$ 64,2 mil como avaliada e
R$ 74,6 mil completa, até com teto solar, ante R$ 56,5 mil da SpaceFox Comfortline
com todos os opcionais (existe também a Plus, mais simples). É
importante notar que, com os mesmos equipamentos, os valores são
compatíveis.
Atendidos os quatro "Ps" que orientam nossos comparativos,
vejamos qual oferece o melhor conjunto.
Continua
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