Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Os fora-de-estrada urbanos

Clique para ampliar a imagem

Um utilitário esporte e um hatch confrontam-se em busca
de um consumidor que deseja a imagem de aventura

Ford EcoSport XLT 1,6 Flex Volkswagen CrossFox 1,6 Total Flex
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Embora diferentes na origem, acabam se equivalendo em aspectos como porte, potência, preço e proposta de uso, que definem os modelos comparáveis pelo BCWS

Não se pode negar: a Ford deitou e rolou com o sucesso do EcoSport, o utilitário esporte derivado do Fiesta que, lançado há dois anos, praticamente não teve concorrente até hoje. O adversário mais próximo, a Palio Adventure, é uma perua e não consegue igualar seu charme de "fora-de-estrada urbano", apesar de todos os acessórios e dos pneus de uso misto — que o Eco, aliás, não tem.

Também sem um produto similar para opor nessa categoria, a Volkswagen encontrou uma alternativa como a da Fiat: dar um estilo aventureiro a um automóvel comum, nesse caso um hatch pequeno. Criado como um estudo ainda em 2003, o CrossFox agradou a ponto de ser colocado em produção, agora em março. E, apesar de sabermos que se tratam de veículos diferentes na essência, a marca alemã insiste que o novo Fox tem a receita para competir com o EcoSport. Assim, o BCWS fez uma concessão a seus critérios e colocou-os frente a frente.

Embora o Cross comece com um preço de R$ 40,4 mil, inferior até ao do Eco XL 1,0 Supercharger, o modelo completo que avaliamos vai a R$ 56,5 mil, o que já o põe na faixa da nova versão XLT 1,6 flexível em combustível do concorrente (R$ 58,9 mil com os opcionais). Nessa configuração, ambos estão em equilíbrio em cilindrada, potência (101/103 cv o VW, 105/111 cv o Ford, com gasolina e álcool, nesta ordem) e preço.

É interessante notar que, mesmo diferentes na base, os dois carros acabam próximos nos quatro "Ps" que definem nossas comparações. Além de preço e potência, têm a mesma proposta (veículos urbanos de cinco portas, com aptidão para ir um pouco além dos automóveis comuns quando saem do asfalto) e porte semelhante, com entreeixos de menos de 2,50 metros. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 11/6/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade