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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Apesar da vantagem razoável em potência e torque (veja as curvas dos motores ao lado), sobretudo ao usar álcool, o EcoSport tem a desvantagem do peso maior e da aerodinâmica pouco menos favorável. Assim, foi o CrossFox o carro mais rápido em aceleração, retomadas e velocidade máxima, ainda que por pequena margem. De 0 a 100 km/h, por exemplo, o VW saiu à frente por apenas 0,9 s, com álcool, e por 1,8 s, quando abastecidos com gasolina, na simulação desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo.

O Cross tem todas as marchas mais curtas (considerados pneus e diferencial) e isso ajuda nas retomadas, mas o Eco mostrou vitalidade também nesse quesito. É bem perceptível nos resultados a vantagem de usar álcool no carro da Ford, enquanto no oponente nota-se um ganho discreto em desempenho.

As simulações de consumo indicaram grande equilíbrio entre eles, mas aqui o CrossFox deixou de ser superior, ficando até mesmo atrás em alguns itens. Uma razão para isso é a taxa de compressão bem mais alta do motor da Ford, que influi no aproveitamento do combustível.

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   EcoSport CrossFox
  gasolina álcool gasolina álcool
Velocidade máxima 164 km/h 168 km/h 169 km/h 170 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.000 rpm 5.150 rpm 5.250 rpm 5.300 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.700 rpm 3.750 rpm
Potência consumida a 120 km/h 39 cv 36 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,8 s 13,8 s 13,0 s 12,7 s
Aceleração de 0 a 400 metros 20,1 s 19,6 s 18,7 s 18,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 36,0 s 34,9 s 34,3 s 34,0 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5a. 21,2 s 18,7 s 18,6 s 18,0 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4a. 12,7 s 11,6 s 10,8 s 10,6 s
Consumo em cidade 8,7 km/l 6,2 km/l 8,6 km/l 6,1 km/l
Consumo em estrada 11,8 km/l 8,6 km/l 11,9 km/l 8,6 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 14,1 km/l 10,2 km/l 13,8 km/l 9,9 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 12,4 km/l 9,0 km/l 12,5 km/l 9,0 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 10,6 km/l 7,7 km/l 11,0 km/l 7,9 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 9,0 km/l 6,6 km/l 9,6 km/l 6,9 km/l
Os resultados de consumo aqui publicados não devem ser comparados aos publicados em avaliações até agosto de 2004; conheça o simulador e os novos ciclos de consumo
Comentário técnico
> Os motores são dos mais modernos no segmento e usam um mesmo recurso para ganhar eficiência, o acionamento de válvulas por alavanca roletada. Mas a Ford foi bem mais longe ao tornar flexível seu 1,6: elevou a taxa de compressão de 9,5:1 para 12,3:1, por enquanto a mais alta entre os flexíveis do mercado. O resultado foi uma potência específica de 69,4 cv/l com álcool, notável para a configuração de duas válvulas por cilindro. No VW são 64,4 cv/l. Só o CrossFox, porém, usa acelerador eletrônico.

> Um item que ajudou a tornar possível essa taxa elevada é a válvula termostática de controle eletrônico. Responsável por manter o motor dentro da faixa de temperatura ideal de funcionamento, a válvula trabalha com pontos ideais diferentes conforme o combustível. Com álcool, permite que o motor se aqueça 6° C a mais, o que melhora desempenho e economia. De outro lado, a menor temperatura com gasolina torna menos provável a detonação.
> O reestudo da suspensão do CrossFox incluiu molas, amortecedores, estabilizadores e eixo traseiro, o mesmo do Polo. A relação de direção, a regulagem da válvula corretora de frenagem e a do sistema antitravamento (ABS) dos freios também foram alteradas. No câmbio, são novas todas as relações de marcha, que ficaram mais curtas do que o necessário para compensar os pneus 7% maiores em perímetro: 9% na primeira, 7,2% na segunda, 12% na terceira, 16% na quarta e 10% na quinta. Já o diferencial é o mesmo.

> Maior altura de rodagem, pneus largos e altos e acessórios que perturbam o fluxo de ar, como as barras no teto e os estribos, deixaram o CrossFox 9,4% pior em termos de aerodinâmica. O Cx subiu de 0,34 (Fox) para 0,36, e a área frontal, de 2,18 para 2,27 m². Multiplicados, chega à área frontal corrigida, que sobe de 0,74 para 0,81. Isso explica por que a velocidade máxima do Cross é inferior em 10 km/h, conforme os dados do fabricante.

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