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O EcoSport tem a tampa traseira abrindo-se para o lado correto; no CrossFox a porta é normal, mas o estepe dá certo trabalho; sob o porta-malas, espaço para objetos

O EcoSport traz a boa solução da tampa traseira que se abre para o lado (esquerdo, o correto para nossa mão de direção, pois o acesso é feito pelo lado usual da calçada), mas com um problema: a mola a gás usada para a manter aberta impede que pare em posição intermediária, além de poder causar danos se abrir mais do que o esperado. No CrossFox a tampa tem abertura convencional, para cima, só que prejudicada pelo estepe externo (leia boxe abaixo). O espaço do antigo pneu continua alojando macaco e ferramentas, mas surgiu lugar para objetos ao lado deles. Nos dois carros o estepe usa roda de alumínio como as demais.

Uma nota curiosa: embora ambos tenham barras transversais no teto, que podem servir para amarrar uma prancha de surfe, no VW nota-se claramente um assobio entre 60 e 80 km/h, resultado da passagem irregular do ar pelo equipamento.

Mecânica, comportamento
e segurança

A configuração dos motores é muito parecida: 1,6 litro, duas válvulas por cilindro acionadas por alavanca roletada, flexibilidade em combustível. A maior diferença é a taxa de compressão bem mais alta do EcoSport (saiba mais sobre técnica), que explica a potência de 105 cv com gasolina e 111 com álcool, ante 101 e 103 cv do CrossFox, na ordem. O torque máximo do motor da Ford é superior em proporção semelhante.

O EcoSport, porém, pesa quase 100 kg a mais, o que anula sua vantagem. A simulação de desempenho do BCWS apontou ligeira vantagem para o CrossFox em aceleração, retomada e velocidade máxima, ainda que o Eco rodando com álcool tenha andado perto dele. Em consumo houve grande equilíbrio, ambos com marcas não muito animadoras (veja os resultados e a análise detalhada). Continua

Operação complicada
A instalação externa do estepe pode ter contribuído muito para o ar fora-de-estrada do CrossFox, mas teve um efeito colateral: dificultou o acesso ao compartimento de bagagem. A VW admite que cogitou de uma porta com abertura para o lado, como a do Eco, mas abandonou a idéia por questão de custos. O jeito foi desenvolver um engenhoso suporte articulado para o pneu, que deve ser aberto antes da tampa. A operação é um tanto complicada para algo que deveria ser tão simples, como se vê pela seqüência abaixo.
1) acione e segure a alavanca de liberação, que fica atrás do estepe, em um local que tende a se sujar com facilidade; 2) puxe o suporte com o estepe, que não pesa pouco; o pneu trava na posição aberta ao atingir 90°, permitindo abrir a tampa;
3) depois de colocada a bagagem e fechada a porta, libere a pequena trava que mantém o suporte aberto e empurre o estepe; 4) se o fechamento não for perfeito, o carro emite um aviso sonoro e faz piscar a luz-piloto no painel, acima do rádio.
E se o espaço atrás do carro não for suficiente para abrir o suporte? Só mudando de lugar... ou usando mesmo o banco traseiro.

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