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Agora flexível, o motor da Ford tem mais potência, embora lide com maior peso; o rodar é mais confortável

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Também moderno, o 1,6-litro da VW perde vivacidade neste carro, que deixa a desejar pela suspensão dura

Os dois motores são relativamente suaves, mas o do Eco é mais barulhento. Em ambos nota-se que o ganho de velocidade, sobretudo ao sair, é mais lento que nos modelos de que derivam, Fiesta e Fox, o que no caso do VW se explica pelos pneus altos e largos demais. Um carro de seu porte e peso não precisaria da medida 205/60-15, naturalmente adotada para contribuir com a aparência "valente". Os do Ford são 205/65-15, também exagerados, mas ao menos o veículo é mais pesado.

O Cross é primoroso no comando de câmbio, muito leve e preciso, um ponto alto da caixa usada também no Golf e no Polo; os do EcoSport não decepcionam. Nos dois a assistência de direção está bem dosada e os freios são eficientes, mas só há opção por sistema antitravamento (ABS) no Fox. Iguais na configuração de suspensão (veja na ficha técnica), eles diferem no comportamento. Ao partir de um carro estreito e alto e erguê-lo ainda mais, a VW optou por uma calibração bem firme, que consegue boa estabilidade mas penaliza o conforto de rodagem. No Eco, talvez pelo fato de o projeto da carroceria já ter previsto um grande vão livre do solo, o rodar é um pouco mais macio e o comportamento dinâmico agrada, como em todo Ford atual.

Como não se tratam de modelos fora-de-estrada, o BCWS limitou-se a rodar em caminhos de terra regulares. Ambos mostraram ótimo vão livre do solo, o que traz tranqüilidade em pisos desnivelados, mas os pneus para asfalto não servem para barro ou terra molhada, perdendo aderência com facilidade.

Há no CrossFox um problema sério de segurança: as colunas dianteiras obstruem bastante a visão, sobretudo para o lado esquerdo. Não é difícil se esconder ali um pedestre ou condutor de veículo de duas rodas e, em uma estrada sinuosa, o motorista precisa às vezes olhar pela janela de sua porta... É mesmo desconcertante como várias marcas têm negligenciado esse fator ao projetar modelos altos e com colunas avançadas, o que inclui as minivans Meriva e Xsara Picasso.

À parte esse problema, os itens de segurança ativa são equivalentes nos dois: faróis de superfície complexa com um só refletor, opção de unidades contra neblina, terceira luz de freio. Vantagens do Cross são os faróis de longo alcance, que se acendem e relampejam junto do facho alto (não há botão para acionamento independente), e a luz traseira de neblina. Quanto à segurança passiva, novo equilíbrio: vêm com cintos de três pontos e encostos de cabeça para apenas quatro dos ocupantes e cobram à parte as bolsas infláveis frontais. Continua

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