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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
A Idea entrou neste confronto com vantagem em potência e torque (compare pelas curvas ao lado), mas prejudicada pelo peso bem maior (135 kg) que o da SpaceFox. Com isso, havia dúvida sobre como as duas se sairiam na simulação de desempenho e consumo desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

A Idea acabou mostrando-se mais rápida em todas as condições. Em velocidade máxima impôs vantagem de cerca de 10 km/h, ajudada pelo cálculo mais adequado de relação da quinta marcha — nessa condição o motor fica cerca de 500 rpm abaixo do regime de maior potência. Na Space, uma curiosidade: com gasolina a máxima é atingida com o motor no limite de giros, ainda em quarta marcha; com álcool, a maior potência permite ganhar 1 km/h se for usada a quinta, mas o motor fica 700 rpm abaixo do pico de potência. Portanto, fica a sugestão à VW para alongar o diferencial em cerca de 10%, o que a deixaria com cálculo perfeito para dar máxima em quarta. A quinta ficaria como sobremarcha, já que hoje faz o motor "gritar" a 120 km/h com 200 rpm mais que o da concorrente.

Mesmo com peso extra, a Fiat acelerou e retomou velocidade em menores tempos, no que o alto torque contribui. Mas as duas podem ser consideradas relativamente ágeis como carros familiares, como ao fazer de 0 a 100 km/h na faixa de 12 a 13 segundos.

O motor de menor cilindrada beneficiou a VW em termos de consumo: obteve melhores marcas em todas as condições simuladas. Nesse item ambas são apenas medianas, com números que poderiam ser melhores, sobretudo no ciclo rodoviário.
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  Idea SpaceFox
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 177 km/h 179 km/h 168 km/h 169 km/h
Regime à vel. máxima / marcha 5.000 rpm / 5ª 5.050 rpm / 5ª 6.300 rpm / 4ª 5.050 rpm / 5ª
Regime a 120 km/h em 5ª 3.375 rpm 3.600 rpm
Potência a 120 km/h 34 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4 s 12,1 s 13,2 s 13,0 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,2 s 18,3 s 18,8 s 18,7 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,9 s 33,3 s 34,5 s 34,2 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5ª 15,9 s 15,4 s 18,5 s 18,6 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4ª 10,5 s 9,9 s 11,8 s 11,9 s
Consumo em cidade 8,0 km/l 5,6 km/l 9,0 km/l 6,4 km/l
Consumo em estrada 11,3 km/l 8,0 km/l 12,5 km/l 9,0 km/l
Consumo a 60 km/h 13,0 km/l 9,2 km/l 14,4 km/l 10,4 km/l
Consumo a 80 km/h 11,8 km/l 8,3 km/l 13,0 km/l 9,4 km/l
Consumo a 100 km/h 10,6 km/l 7,5 km/l 11,5 km/l 8,3 km/l
Consumo a 120 km/h 9,5 km/l 6,7 km/l 10,1 km/l 7,3 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Idea SpaceFox
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 180 km/h 182 km/h 173 km/h 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,0 s 10,9 s 11,1 s 10,8 s
Consumo em cidade 12,0 km/l 8,2 km/l 11,6 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 16,0 km/l 11,0 km/l 17,0 km/l 11,0 km/l
Comentário técnico
> Os dois motores pertencem a famílias de baixa cilindrada. O da Volkswagen tem versões de 1,0 e 1,6 litro, e o da General Motors (fornecido à Fiat, embora a associação das empresas tenha se desfeito), de 1,0, 1,4, 1,6 e 1,8 litro. Como estes são os maiores em cada linha, adotam longo curso de pistões e sofrem limitações de comprimento de bielas, o que gera relação r/l inadequada: 0,314 na SpaceFox e 0,339 na Idea, esta muito longe do aceitável, que seria até 0,3. Isso explica certa aspereza notada em ambos em alta rotação.

> T
ambém comum aos propulsores é o acionamento de válvulas por alavanca roletada. O sistema utiliza roletes
nas alavancas tipo dedo, responsáveis por acionar as válvulas. A solução reduz o atrito e permite utilizar perfil de cames mais "bravo" (saiba mais).

> A GM aumentou a taxa de compressão do motor 1,8 ao fazer a versão flexível em combustível, em 2003, passando a 10,5:1. No da VW já era alta para gasolina, 10,8:1, sendo então mantida quando ele passou a admitir álcool, no mesmo ano. Contudo, diante de recentes motores flexíveis com taxa acima de 12:1, como o 1,6 da Ford, a opção de VW e GM parece conservadora em excesso, com prejuízo de consumo e desempenho quando se roda com etanol.

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