EcoSport: capacidade para 292
litros de bagagem, bom motor de 143 cv e pneus 205/65-15 com novo
desenho na versão 4WD
O RAV4 leva mais bagagem (400
l), tem mais potência (150 cv) com o variador de fase e pneus 215/70-16
em belas rodas |
A Ford que nos desculpe, mas em toda nossa lista de verificação de itens
nada foi encontrado que favorecesse o EcoSport.
Nem mesmo a capacidade de bagagem: são 292 litros contra 400 do Toyota.
Este ainda oferece duas opções de altura para a cobertura, porta-objetos
fechados nas laterais e bancos removíveis, o que pode fazer dele um
furgão.
O Eco tem o mérito da porta que se abre para a esquerda, o lado certo no
Brasil, por ser o oposto à calçada — os utilitários de origem oriental,
como o RAV4 e mesmo o Pajero TR4 brasileiro, seguem o padrão adequado ao
Japão, país de mão esquerda. Só que a mola a gás usada pela Ford não
segura a porta aberta pela metade, um incômodo quando há pouco espaço
atrás do veículo. O estepe é montado externamente em ambos.
Mecânica,
comportamento
e segurança
São tantas as semelhanças
técnicas que eles chegam a parecer irmãos de projeto (saiba
mais), a começar pelos motores, ambos de 2,0 litros e 16 válvulas,
com bloco e cabeçote de alumínio. O uso de
variador de fase pelo RAV4 permite atingir maiores potência (150
contra 143 cv) e torque (19,6 ante 19,1 m.kgf), rendimento respeitável
para sua cilindrada, o que pode dar a impressão de que faltaria força em
baixas rotações.
Engano: o propulsor Toyota é muito disposto em qualquer regime,
"levando" o carro de mais de 1.300 kg com agilidade. O Ford também agrada nesse
aspecto, assim como na relativa suavidade de funcionamento, embora não
obtenha no EcoSport a mesma ausência de vibrações de quando aplicado ao
Mondeo. Só que em média rotação seu
nível de ruído passa a incomodar, sinal de que o revestimento
fonoabsorvente não está na medida certa.
A simulação de desempenho do BCWS indicou vantagem discreta do
EcoSport em aceleração (de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos ante 13,4) e
empate na velocidade máxima possível (187 km/h, sendo limitada a 180 no
Ford). Mas o RAV4 foi um pouco mais econômico em cidade e estrada, o que
não se esperava diante das perdas do câmbio automático (veja
resultados e análise).
Os câmbios não podem ser comparados, mas cada um cumpre sua função com
eficiência. O manual do EcoSport tem engates leves e precisos, uma
alavanca em posição alta, próxima do volante, e marcha à ré direta e
fácil de usar. As novas relações da versão 4WD (saiba
mais) deixaram a primeira incomodamente curta para uso urbano,
podendo-se sair em segunda sem forçar. E a quinta poderia ser mais longa
para menor ruído em estrada.
Continua
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