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EcoSport: capacidade para 292 litros de bagagem, bom motor de 143 cv e pneus 205/65-15 com novo desenho na versão 4WD

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O RAV4 leva mais bagagem (400 l), tem mais potência (150 cv) com o variador de fase e pneus 215/70-16 em belas rodas

A Ford que nos desculpe, mas em toda nossa lista de verificação de itens nada foi encontrado que favorecesse o EcoSport. Nem mesmo a capacidade de bagagem: são 292 litros contra 400 do Toyota. Este ainda oferece duas opções de altura para a cobertura, porta-objetos fechados nas laterais e bancos removíveis, o que pode fazer dele um furgão.

O Eco tem o mérito da porta que se abre para a esquerda, o lado certo no Brasil, por ser o oposto à calçada — os utilitários de origem oriental, como o RAV4 e mesmo o Pajero TR4 brasileiro, seguem o padrão adequado ao Japão, país de mão esquerda. Só que a mola a gás usada pela Ford não segura a porta aberta pela metade, um incômodo quando há pouco espaço atrás do veículo. O estepe é montado externamente em ambos.

Mecânica, comportamento
e segurança

São tantas as semelhanças técnicas que eles chegam a parecer irmãos de projeto (saiba mais), a começar pelos motores, ambos de 2,0 litros e 16 válvulas, com bloco e cabeçote de alumínio. O uso de variador de fase pelo RAV4 permite atingir maiores potência (150 contra 143 cv) e torque (19,6 ante 19,1 m.kgf), rendimento respeitável para sua cilindrada, o que pode dar a impressão de que faltaria força em baixas rotações.

Engano: o propulsor Toyota é muito disposto em qualquer regime, "levando" o carro de mais de 1.300 kg com agilidade. O Ford também agrada nesse aspecto, assim como na relativa suavidade de funcionamento, embora não obtenha no EcoSport a mesma ausência de vibrações de quando aplicado ao Mondeo. Só que em média rotação seu nível de ruído passa a incomodar, sinal de que o revestimento fonoabsorvente não está na medida certa.

A simulação de desempenho do BCWS indicou vantagem discreta do EcoSport em aceleração (de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos ante 13,4) e empate na velocidade máxima possível (187 km/h, sendo limitada a 180 no Ford). Mas o RAV4 foi um pouco mais econômico em cidade e estrada, o que não se esperava diante das perdas do câmbio automático (veja resultados e análise).

Os câmbios não podem ser comparados, mas cada um cumpre sua função com eficiência. O manual do EcoSport tem engates leves e precisos, uma alavanca em posição alta, próxima do volante, e marcha à ré direta e fácil de usar. As novas relações da versão 4WD (saiba mais) deixaram a primeira incomodamente curta para uso urbano, podendo-se sair em segunda sem forçar. E a quinta poderia ser mais longa para menor ruído em estrada. Continua

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