

O Stilo pode ser mais prático e espaçoso, mas o Golf é
mais rápido e cativa pelo comportamento dinâmico

Só o GTI oferece câmbio automático, o eficiente Tiptronic com operação
seqüencial

Bom recurso em ambos: a lingüeta sob o capô para liberar sua trava de
segurança |
Para muitos, motor turboalimentado ainda traz à lembrança o chamado
turbo lag, o retardo de atuação do sistema, que resulta em falta de
torque em baixa rotação e uma condução menos regular pelo surto de
potência repentino. Se não se pode considerar esse efeito ausente do
Golf, ao menos ele foi bastante reduzido, bastando manter o motor acima
de 2.000 rpm para obter respostas muito convincentes.
A transição entre Clark Kent e Super-Homem só incomoda em algumas
situações de trânsito, como ao sair da marcha-lenta para uma mudança de
faixa ou uma conversão: quando se pressiona o acelerador a resposta é
inicialmente lenta, levando o motorista a pisar mais; então o turbo
"enche" e a arrancada é mais brusca do que se desejava. Mas melhora com
o hábito.
O Stilo é bem diferente: a grande cilindrada manifesta-se desde os
regimes mais baixos, movendo o carro com agradável agilidade, quase como
em um seis-cilindros (note-se que seu torque é próximo aos 23,4 m.kgf do
antigo Omega 3,0-litros). Os sistemas de variação do comando de válvulas
e do coletor de admissão (saiba mais sobre
técnica), que o Golf não tem, contribuem para esse ótimo resultado,
enquanto as árvores de balanceamento
cuidam de amenizar as vibrações inerentes a um motor de longo curso
(90,4 mm).
Embora o GTI avaliado tivesse câmbio automático, que implica perdas de
energia, seu desempenho simulado (saiba mais)
foi superior em todos os quesitos: velocidade máxima (222 contra 217 km/h do Stilo), aceleração de 0 a 100 km/h (8,4 contra 8,9 segundos),
de 0 a 400 metros e de 0 a 1.000 metros. Os dados dos fabricantes (veja tabela),
porém, indicam desvantagem do VW na máxima, o que não parece coerente
diante do que a simulação mostrou.
O Golf revela-se também um pouco mais econômico, obtendo na simulação os
índices de 6,8 e 10,1 km/l (na cidade e na estrada, nesta ordem), ante
6,2 e 9,8 km/l do Stilo. Continua
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