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Comparativo Completo
Simulação de desempenho

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Pela importância desse fator na escolha de um esportivo, nada como a acurada Simulação de Desempenho elaborada pelo simulador do consultor Iran Cartaxo para esclarecer a dúvida: qual anda mais?

Os resultados (veja tabela abaixo e curva de aceleração ao lado) não deixam dúvidas: é o GTI, ainda que por pequena margem. Em um hipotético confronto ele estaria sempre um pouco à frente, apersar das vantagens de câmbio manual e motor de aspiração natural do Abarth, que reagem mais rápido.

O Golf chegaria aos 100 km/h em 0,5 segundo a menos, passaria pelo quarto-de-milha (402 metros) em 0,2 s a menos e completaria o quilômetro em 0,5 s a menos -- a esse ponto ambos estariam perto de 180 km/h, ainda em quarta marcha.

Passada a quinta, o GTI ainda iria mais longe: sua velocidade máxima simulada foi de 222 km/h, superior em 5 km/h à do Stilo, graças à melhor aerodinâmica e aos 13 cv adicionais. Em ambos o cálculo de transmissão é típico de carros esportivos, levando o motor a superar o regime de potência máxima em cerca de 200 rpm.

Apesar de perder energia com o conversor de torque, o câmbio automático do GTI avaliado não o impede de ser um pouco mais econômico. Quanto às retomadas, não cabe comparação porque no Golf ocorre redução de marcha, mesmo que o motorista não queira, ao se imprimir aceleração total.

Neste comparativo incluímos um novo item na simulação: a potência consumida a 120 km/h, que demonstra a eficiência da aerodinâmica do veículo. O Golf saiu-se marginalmente melhor, precisando de 0,3 cv a menos, em função da menor área frontal (neste quesito o câmbio não influi, pois o conversor de torque está bloqueado a tal velocidade). Informamos também -- mas só por se tratar de versões esportivas -- as velocidades ideais para mudanças de marcha.

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E como seria esse quadro se a Fiat tivesse preferido o motor turbo de 2,0 litros do Marea ao 2,45 de aspiração natural? Afinal, seriam 182 cv (15 a mais) e 27 m.kgf de torque (ganho de 4,2), mantendo o peso (o Marea ganha apenas 10 kg do ELX 2,45 para o Turbo, ambos de câmbio manual) e ainda reduzindo sua sensibilidade à altitude (saiba mais), um benefício que o Golf também desfruta -- as simulações, porém, consideram pressão atmosférica ao nível do mar.

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A simulação mostra que se teria um Stilo muito interessante, com ganho apreciável em velocidade máxima (8 km/h) e aceleração (1,5 s), o bastante para superar o Golf em ambos os quesitos.

Para o cálculo consideramos que as relações de transmissão fossem as mesmas do Abarth 2,45-litros, que se mostraram adequadas ao motor turbo (no Marea há mínimas variações nas marchas e o diferencial é mais longo). E, interessante, esse Stilo consumiria menos que o atual nas condições de uso simuladas, empatando com o Golf em cidade e estrada.

   Stilo Golf Stilo turbo
Velocidade máxima 217 km/h 222 km/h 225 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.925 rpm 5.700 rpm 6.150 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.280 rpm 3.100 rpm 3.280 rpm
Potência consumida a 120 km/h 28,3 cv 28,0 cv 28,3 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,9 s 8,4 s 7,4 s
Aceleração de 0 a 400 metros 16,2 s 16,0 s 15,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 29,5 s 29,0 s 28,1 s
Velocidade de troca 1a.-2a. 58 km/h 46 km/h 59 km/h
Velocidade de troca 2a.-3a. 97 km/h 80 km/h 99 km/h
Velocidade de troca 3a.-4a. 140 km/h 125 km/h 143 km/h
Velocidade de troca 4a.-5a. 181 km/h 179 km/h 187 km/h
Retomada de 80 a 120 km/h em 5a. 11,5 s 6,0 s* 9,0 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4a. 8,2 s 4,7 s* 6,7 s
Consumo em cidade 6,2 km/l 6,8 km/l 6,8 km/l
Consumo em estrada 9,8 km/l 10,1 km/l 10,1 km/l
*As retomadas do Golf consideram redução automática de marcha, impossível de se evitar mesmo usando a seleção manual da caixa Tiptronic, não devendo por isso ser comparadas às do Stilo
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004

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