
Pela importância desse
fator na escolha de um esportivo, nada como a acurada Simulação
de Desempenho elaborada pelo
simulador do consultor Iran Cartaxo para esclarecer a
dúvida: qual anda mais?
Os resultados (veja tabela abaixo e curva de aceleração ao
lado) não deixam dúvidas: é o GTI, ainda que por pequena
margem. Em um hipotético
confronto ele estaria sempre um pouco à frente, apersar das vantagens de
câmbio manual e motor de aspiração natural do Abarth, que reagem mais
rápido.
O Golf chegaria aos 100 km/h em 0,5
segundo a menos, passaria pelo quarto-de-milha (402 metros) em
0,2 s a menos e completaria o
quilômetro em 0,5 s a menos -- a esse ponto ambos estariam perto
de 180 km/h, ainda em quarta
marcha.
Passada a quinta, o GTI ainda iria mais longe: sua velocidade
máxima simulada foi de 222 km/h, superior em 5 km/h à do Stilo,
graças à melhor aerodinâmica e aos 13 cv adicionais.
Em ambos o cálculo de transmissão é típico de carros esportivos,
levando o motor a superar o regime de potência máxima em cerca
de 200
rpm.
Apesar de perder energia com o conversor de torque, o câmbio
automático do GTI avaliado não o impede de ser um pouco mais
econômico. Quanto às retomadas, não cabe comparação porque
no Golf ocorre redução de marcha, mesmo que o motorista não
queira, ao se imprimir aceleração total.
Neste comparativo incluímos um novo item na simulação: a
potência consumida a 120 km/h, que demonstra a eficiência da
aerodinâmica do veículo. O Golf saiu-se marginalmente melhor,
precisando de 0,3 cv a menos, em função da menor área frontal
(neste quesito o câmbio não influi, pois o conversor de torque está bloqueado a
tal velocidade). Informamos também -- mas só por se tratar de
versões esportivas -- as velocidades ideais para mudanças de
marcha. |

E como seria esse quadro se a Fiat tivesse preferido o motor
turbo de 2,0 litros do Marea ao 2,45 de aspiração natural?
Afinal, seriam 182 cv (15 a mais) e 27 m.kgf de torque (ganho de
4,2), mantendo o peso (o Marea ganha apenas 10 kg do ELX 2,45
para o Turbo, ambos de câmbio manual) e ainda reduzindo sua
sensibilidade à altitude (saiba mais),
um benefício que o Golf também desfruta -- as simulações, porém,
consideram pressão atmosférica ao nível do mar.

A simulação mostra que
se teria um Stilo muito interessante, com ganho apreciável em
velocidade máxima (8 km/h) e aceleração (1,5 s), o bastante para
superar o Golf em ambos os quesitos.
Para o cálculo consideramos que as relações de transmissão
fossem as mesmas do Abarth 2,45-litros, que se mostraram
adequadas ao motor turbo (no Marea há mínimas variações nas
marchas e o diferencial é mais longo). E, interessante, esse
Stilo consumiria menos que o atual nas condições de uso
simuladas, empatando com o Golf em cidade e estrada. |