> O motor do GTI é uma evolução de nosso velho
conhecido AP-1800, que surgiu em 1985 nas linhas Gol, Passat e
Santana. Agora com 20 válvulas e duplo comando, recebe nesta
versão um turbocompressor e um
resfriador de ar.
A pressão de superalimentação é controlada pela central
eletrônica do motor, o que lhe permite obter o torque máximo de
24 m.kgf a apenas 1.950 rpm, sem prejuízo da
potência específica (101 cv/l, mais que os 91 do Marea Turbo, por
exemplo). Isso tudo sem recorrer aos sistemas de variabilidade
que equipam o Stilo: coletor de admissão de geometria
variável e variador de fase do comando de válvulas de
admissão.
> O motor da Fiat possui árvores de balanceamento que anulam
vibrações, providência importante nesse cinco-cilindros de longo
curso de pistões -- 90,4 mm, um dos maiores entre os carros
nacionais. A Fiat, como se sabe, continua escondendo do BCWS o
comprimento das bielas, o que impede o cálculo da
relação r/l, mas não se espera que
seja das melhores.
A do Golf está no limiar aceitável: 0,300. |
> Surpreendeu-nos o
código de velocidade dos pneus do
Golf ("H"), que os habilita a apenas 210 km/h, abaixo da
velocidade máxima que simulamos. Trata-se provavelmente de opção visando ao mercado
americano, para o qual é exportado e onde a aspereza das
estradas leva muitos fabricantes a usar pneus mais macios, de
código mais baixo.
Embora não se espere que no Brasil alguém vá manter mais de 210
km/h com carga máxima, por longo tempo, para que o limite de
resistência à velocidade dos pneus seja atingido, o correto
seria ter pneus "V" (240 km/h) como os do Stilo.
> Finalmente, um detalhe menor mas que vale o comentário:
ambas as marcas adotaram a solução de inserir os faróis de
neblina no grupo ótico principal, o que resulta em aparência
mais elaborada do conjunto, tendência atual. Só que esse tipo de
farol, destinado ao uso isolado, deve ficar o mais baixo
possível para iluminar sob o nevoeiro, evitando a reflexão nas
partículas de água. Para esse fim, a antiga solução de faróis em
separado, na parte inferior do pára-choque, ainda é a mais
eficiente. |