Não menos cativante, a 156 chega a parecer fraca em baixos regimes, mas o problema nesse caso é o motorista e não o carro: um Alfa nasceu para trabalhar acima de 3.000 rpm, quando
o motor desperta e emite um ronco musical pelo escapamento, que traz de volta lembranças das pistas. O
2,0 Twin Spark sobe de giros com tanta rapidez e suavidade que parece não haver limite de rotação. |
Emoções à parte, o que isso tudo representa em números?
Como se espera, vantagem para a Volvo. São 47 cv a mais de potência (200 contra 153 cv) e
11,5 m.kgf a mais de torque (30,6 contra 19,1 m.kgf), disponíveis em
regimes cerca de 1.000 rpm mais baixos, em um veículo 70 kg mais
leve que a Alfa. Assim, em que pese as perdas inerentes a uma transmissão automática, não surpreende que ela supere por larga margem a
156 em
velocidade máxima (230 contra 212 km/h), embora vença por pouco na aceleração de 0 a 100 km/h
(8 s contra 8,9 s). |
Ambos os sistemas operam muito bem (na Alfa, aliás, o engate da ré é direto, sem travas desnecessárias), mas na Volvo fica a incômoda sensação de que o câmbio -- ainda que moderno e adaptativo -- tira do motorista o domínio total do carro, por não haver função de trocas manuais seqüenciais que a própria marca oferece em modelos superiores, como os
S60, V70 e S80 já
avaliados. Esse sistema seria especialmente útil nas entradas de curva, para que a redução pudesse ser feita antes -- e não só ao final dela, pela pressão no acelerador. |
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A Alfa na região do Pico do
Itapeva, no município paulista de Pindamonhangaba: boa estabilidade
nas curvas, mas inferior à Volvo em desempenho |
As peruas diferem também no conceito das suspensões
(veja ficha técnica), mas não muito nos resultados que obtêm. Ambas foram feitas para boas estradas: em nossos pisos irregulares transmitem desconforto e exigem cuidado nas lombadas, onde se pode raspar a frente baixa. Na Volvo há o agravante da ausência de
batente hidráulico nos amortecedores
dianteiros, gerando forte ruído quando se passa mais rápido por esses obstáculos. Aliás, a carga
dos amortecedores poderia ser maior, para reduzir as oscilações em piso ondulado.
Continua |
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