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O modelo 2001 da V40 recebeu amplas alterações mecânicas. O motor T4 (turbo de alta pressão, como chama a marca) tem maior cilindrada
(de 1.855 para 1.948 cm3) e turbocompressor "duplo caracol". A transmissão automática
vem agora com cinco marchas e controle eletrônico que a adapta à forma de dirigir. A suspensão dianteira foi refeita, o que ampliou a bitola desse eixo em 18 mm e a distância entre eixos em 12 mm.
> A perua da Volvo evoluiu também em segurança: passou a vir de série com cortinas infláveis, que protegem os passageiros da frente e da traseira em colisões laterais, cobrindo a área de vidros das quatro portas. Ao contrário das bolsas infláveis frontais, que
se desinflam em 2/3 de segundo, as cortinas permanecem infladas por 3 s. As bolsas laterais já vinham no modelo 2000.
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As bolsas frontais passaram a ser de duplo estágio. Em
uma colisão em velocidade baixa, com o motorista |
usando o
cinto, os pretensionadores dos cintos entram em funcionamento,
mas as bolsas não são ativadas. Se o motorista não estiver
usando o cinto, a bolsa abre com 70% da capacidade total para
não causar ferimentos. Já em alta velocidade, com impactos
mais severos, as
bolsas podem abrir com 70% da capacidade, com o uso do cinto, ou 100%, sem
sua utilização.
> Na Alfa 156 vem o conhecido motor 2,0 de 153 cv, conhecido desde o antecessor 155. Traz recursos atuais, como
variador de fase, dupla ignição (duas velas por cilindro, para uma combustão mais eficiente e redução das emissões poluentes) e
coletor de admissão variável. Adota ainda duas
árvores de balanceamento, que concorrem para sua agradável suavidade de operação em altos giros.
> O câmbio da Alfa utiliza cabos flexíveis para a
seleção das marchas, em vez de varões, solução que traz
um comando mais leve e agradável.
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