Best Cars Web Site
Comparativo Completo

O Fiesta traz pára-brisa degradê, importante neste país tropical, e espaço adequado para objetos, quase inexistente no Clio. Este é o único a oferecer controle elétrico dos retrovisores e travamento das portas a distância. Já o Fiesta traz um foco de luz para encontrar a fechadura em locais escuros... muito útil, mas preferimos um controle remoto.

Não são os mais espaçosos do segmento, tanto no interior quanto no porta-malas. O Fiesta deveria melhorar em detalhes de acabamento
Muito prático no Clio é o satélite montado junto ao volante que controla o rádio/toca-CD. A Ford prefere não instalar sistema de áudio de fábrica, deixando-o a cargo do comprador, na concessionária. Incomoda mesmo no Fiesta o porta-malas aberto só com chave, enquanto o do Clio é travado junto das portas. A capacidade de bagagem é equivalente, em torno de 250 litros. E no estepe, uma curiosidade: enquanto a Renault abandonou a montagem externa -- tipicamente francesa -- em favor da colocação interna, a Ford a mantém.
Mecânica, comportamento e segurança

Os dois motores adotam uma tecnologia de redução de atrito inovadora no segmento no Brasil (saiba mais sobre técnica), embora a Ford faça muito mais alarde em torno do fato que a Renault. Esse é um segredo da eficiência, maciez de funcionamento e das prontas respostas de ambos, que os tornam muito agradáveis de dirigir.

Formato do teto dificulta o acesso ao banco traseiro do Clio. Seu estepe, ao contrário do Fiesta e de sua geração anterior, vem dentro do porta-malas
A configuração de duplo comando e quatro válvulas por cilindro do Clio fala mais alto -- mas não tanto -- em potência, 102 cv contra 95 cv. Mas o torque máximo do Fiesta (14,11 m.kgf), mesmo menor, aparece a baixíssimos 2.250 rpm, muito antes do Clio (15,2 m.kgf a 4.250 rpm). A disposição do motor Ford fica evidente ao primeiro contato, não deixando saudades do brilhante Zetec SE de 1,4 litro, 16 válvulas e 88,8 cv, com bloco de alumínio, usado no Fiesta de topo até 1999. Um belo trabalho da engenharia nacional. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  Clio Fiesta
Acionamento elétrico vidros D / T S/ND S/ND
Ajuste de altura dos bancos E / D ND ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND ND
Ajuste elétrico retrovisores E / D S ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância ND ND
Aquecimento S S
Ar-condicionado / controle automático S/ND S/ND
Bancos / volante em couro ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND ND
Câmbio automático ND ND
Comando interno do porta-malas ND ND
Computador de bordo ND ND
Conta-giros S S
Controle automático de velocidade ND ND
Controle de tração ND ND
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) ND ND
Imobilizador de motor S S
Limpador/lavador traseiro S S
Luzes de leitura D / T ND ND
Luz traseira de neblina S ND
Rádio/toca-fitas ND ND
Rádio/toca-CD S ND
Relógio S ND
Repetidoras laterais de direção S S
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico ND ND
Travamento central S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
 

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados