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Comparativo Completo

O Marea está mais bem servido de faróis: os baixos são do tipo superelipsoidal e os altos de superfície complexa, este o padrão adotado nos refletores simples do Focus. Assim, são quatro filamentos acesos no Fiat em posição de facho alto e apenas dois no Ford -- mas não se compreende por que a marca mineira ainda usa vidro nas lentes em vez de policarbonato. Faróis e luz traseira de neblina são de série em ambos, assim como o desejável retrovisor esquerdo convexo e os repetidores de luzes de direção nos pára-lamas.

O rodar do Marea é suave, mas a suspensão traseira continua mais mole do que deveria. Seus faróis são superiores aos do Focus e há exclusivas bolsas infláveis laterais
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Quanto à segurança passiva, os dois carros vêm de série com bolsas infláveis frontais e cintos dianteiros com pretensionador. O encosto de cabeça e o cinto de três pontos para o quinto ocupante são opcionais no Marea e de série no Focus. O Fiat é exclusivo, porém, na oferta de bolsas infláveis laterais, montadas nos encostos dianteiros. Continua

Comentário técnico
> O Marea adota dois recursos mecânicos que visam à melhor distribuição do torque por toda a faixa operacional: coletor de admissão de geometria variável e variador de fase. O resultado é que 95% do torque máximo, ou seja, quase 20 m.kgf estão disponíveis a baixas 1.500 rpm, o que explica a sensação de motor grande que se percebe ao dirigi-lo. O do Focus, mesmo sem esses sistemas, é também bem-sucedido na distribuição de torque: às mesmas 1.500 rpm entrega 80% do valor máximo, isto é, 14,3 m.kgf.

> Em virtude do número ímpar de cilindros e do longo curso dos pistões, 90,4 mm, o motor Fiat está mais propenso a vibrações. Por isso, utiliza uma árvore de balanceamento, recurso que garante funcionamento mais suave. Novamente o Focus obtém bom resultado sem o sistema, com seus quatro cilindros e curso de 88 mm.

> Outra exclusividade do Marea: o acelerador eletrônico (drive-by-wire), responsável pelas respostas suaves ao comando do pé direito, sobretudo quando o pedal é acionado ou liberado abruptamente. Mas a Fiat ainda não aproveitou para adotar a
"filosofia torque" da Volkswagen, que adapta as respostas do acelerador a variáveis como altitude, uso do ar-condicionado e qualidade do combustível (saiba mais).

> Apesar do torque bem superior, o Marea tem a relação final em quinta marcha muito próxima à do Focus, ambos girando a cerca de 3.200 rpm a 120 km/h. Só que a potência máxima do Ford chega mais cedo, a 5.500 rpm, contra 6.000 rpm do Fiat: assim, enquanto o primeiro "casa" com perfeição as rotações de maior potência e de velocidade final, o outro precisaria girar 400 rpm a mais para obter o equilíbrio. Esse cálculo exato de transmissão é uma importante  razão para que o Focus, 30 cv menos potente, atinja quase a mesma velocidade de seu oponente.

> Os dois adotam a tradicional suspensão McPherson na frente, mas divergem quanto à traseira. No Marea vem o conceito de braço arrastado, sistema independente de bom funcionamento, enquanto o Focus vai mais longe com o eixo multibraço. A vantagem deste é posicionar melhor a roda em situações diversas de exigência, como curvas com o carro carregado.

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