> O Marea adota dois recursos mecânicos que visam à melhor distribuição do torque por toda a faixa operacional:
coletor de admissão de geometria variável e
variador de fase. O resultado é que 95% do torque máximo, ou seja, quase 20 m.kgf estão disponíveis a baixas 1.500 rpm, o que explica a sensação de motor grande que se percebe ao dirigi-lo. O do Focus, mesmo sem esses sistemas, é também bem-sucedido na distribuição de torque: às mesmas 1.500 rpm entrega 80% do valor máximo, isto é, 14,3 m.kgf.
> Em virtude do número ímpar de cilindros e do longo curso dos pistões, 90,4 mm, o motor Fiat
está mais propenso a vibrações. Por isso, utiliza uma
árvore de balanceamento, recurso
que garante funcionamento mais suave. Novamente o Focus obtém bom resultado sem o sistema, com seus quatro cilindros e curso de 88 mm.
> Outra exclusividade do Marea: o
acelerador eletrônico (drive-by-wire), responsável pelas respostas suaves ao comando do pé direito, sobretudo quando o pedal é acionado ou liberado abruptamente. Mas a Fiat ainda não aproveitou para adotar a
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"filosofia torque" da Volkswagen,
que adapta as respostas do acelerador a variáveis como altitude, uso do ar-condicionado e qualidade do combustível
(saiba mais).
> Apesar do torque bem superior, o Marea tem a
relação final em quinta marcha muito próxima à do Focus,
ambos girando a cerca de 3.200 rpm a 120 km/h. Só que a potência máxima do Ford
chega mais cedo, a 5.500 rpm, contra 6.000 rpm do Fiat: assim,
enquanto o primeiro "casa" com perfeição as
rotações de maior potência e de velocidade final, o outro
precisaria girar 400 rpm a mais para obter o equilíbrio. Esse
cálculo exato de transmissão é uma importante razão
para que o Focus, 30 cv menos potente, atinja quase a mesma
velocidade de seu oponente.
> Os dois adotam a tradicional suspensão McPherson na frente, mas divergem quanto à traseira. No Marea vem o conceito de braço arrastado, sistema independente de bom funcionamento, enquanto o Focus vai mais longe com o eixo multibraço. A vantagem deste é posicionar melhor a roda em situações diversas de exigência, como curvas com o carro carregado. |