Mecânica, comportamento e
segurança O bem conhecido motor do Focus -- o Zetec 16V de 2,0 litros, duplo comando e 130 cv, lançado aqui no Mondeo em 1995 -- funciona com suavidade e boas respostas em qualquer regime, embora o torque máximo
(18,2 m.kgf) apareça a altas 4.500 rpm. Ainda é um dos melhores do segmento de médio-pequenos, só que desta vez enfrenta um poderoso 2,45-litros de cinco cilindros, dotado de refinada tecnologia. |
Mesmo com
potência 30 cv menor, o motor de 2,0 litros do Focus tem bom
desempenho, funcionamento suave e baixo consumo |
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Esta unidade da Fiat, emprestada do Lancia Kappa italiano (lá o
Marea não passa de 2,0 litros), reúne variador de fase, coletor de admissão de geometria variável, árvore de balanceamento e acelerador eletrônico
(saiba mais sobre técnica) para conciliar potência, torque e suavidade de funcionamento e de respostas. O resultado são 160 cv, ou 23% mais que o Focus, e 21 m.kgf a
3.500 rpm, vantagem de 15%. Entretanto, como são 22% mais de cilindrada, sua
potência específica acaba se equivalendo à do Ford, cerca de 65
cv/l (no Kappa são 175 cv ou 71 cv/l). |
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O exuberante
2,45-litros de 160 cv do Marea garante ótimo torque -- 21 m.kgf -- e
aceleração de 0 a 100 km/h em 1,2 s a menos que o oponente |
Como esperado pelo motor e peso menores, o Focus consome menos, mas por pequena margem: 9,6 km/l em cidade e 14,2 km/l em estrada, contra 9,2 e 13,8 do concorrente, sempre de acordo com as fábricas. Já a autonomia do Marea é beneficiada pelo tanque de
63 litros, oito a mais. Certamente não é esse 0,4 km/l que vai decidir a escolha, mas há outros aspectos mecânicos que podem ajudar. |
Um dos grandes
destaques do Focus é o equilíbrio entre estabilidade e conforto de
suas modernas suspensões, com eixo traseiro multibraço |
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É na suspensão que aparece uma diferença significativa. O eixo traseiro multibraço e o ponto exato de calibragem obtido no Focus fazem dele uma
referência na combinação entre conforto e estabilidade, permitindo um dirigir mais entusiasmado com segurança e prazer. O Marea, mesmo tendo ficado mais firme desde a adoção do motor 2,45-litros, permanece com a traseira um tanto mole, prejudicando a precisão em uso esportivo sem que isso represente maior conforto (os pneus são idênticos, 195/60-15). Mas eles voltam a se equivaler na passagem por lombadas, que não traz problemas (há
batente hidráulico nos dois modelos), e nas boas respostas de direção.
Continua |
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