|
Custo-benefício
Embora diferentes em vários
aspectos, Marea e Focus reúnem os principais requisitos de um
médio-pequeno de topo, podendo substituir um carro maior sem problemas.
O equilíbrio geral fica patente na comparação das notas (ao lado),
que deu vantagem ao Ford por apenas um ponto.
E quanto ao preço? Como vimos, o valor básico é equivalente, mas há
diferenças no equipamento de série. O Marea vem com mais itens de
conveniência e oferece algumas opções -- como bolsas infláveis
laterais e bancos de couro -- que faltam ao Focus.
No entanto, este é vendido em "pacote fechado" na versão
Ghia, com freios ABS e teto solar, que adicionariam cerca de R$ 3.500 ao
concorrente. Assim, se esses itens estão em seu objetivo, optar pelo
Ford é vantajoso. Vale lembrar que os dois carros oferecem versões
menos equipadas com a mesma mecânica.
Ambos, de qualquer modo, ainda podem receber numerosos aprimoramentos,
descritos nas páginas anteriores. No concorrido mercado atual, é bom
que os fabricantes estejam atentos para, como pretendem, ampliar sua
fatia no segmento. Continua
|
| |
Marea |
Focus |
| Estilo |
4 |
4 |
| Acabamento |
4 |
5 |
| Posição de dirigir |
4 |
4 |
| Instrumentos |
3 |
4 |
| Itens de conveniência |
5 |
4 |
| Espaço interno |
4 |
5 |
| Porta-malas |
4 |
5 |
| Motor |
5 |
4 |
| Desempenho |
5 |
4 |
| Consumo |
4 |
4 |
| Câmbio |
4 |
4 |
| Freios |
5 |
5 |
| Suspensão |
5 |
5 |
| Estabilidade |
4 |
5 |
| Segurança passiva |
5 |
4 |
| Custo-benefício |
4 |
4 |
| Posição |
2°. |
1°. |
| As notas
vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
| |
Marea |
Focus |
| Básico |
46.895 |
46.915 |
| Completo |
54.687 |
46.915 |
| Em
reais, vigentes em 14/1/02 |
|