Custo-benefício
Embora diferentes em vários
aspectos, Marea e Focus reúnem os principais requisitos de um
médio-pequeno de topo, podendo substituir um carro maior sem problemas.
O equilíbrio geral fica patente na comparação das notas (ao lado),
que deu vantagem ao Ford por apenas um ponto.
E quanto ao preço? Como vimos, o valor básico é equivalente, mas há
diferenças no equipamento de série. O Marea vem com mais itens de
conveniência e oferece algumas opções -- como bolsas infláveis
laterais e bancos de couro -- que faltam ao Focus.
No entanto, este é vendido em "pacote fechado" na versão
Ghia, com freios ABS e teto solar, que adicionariam cerca de R$ 3.500 ao
concorrente. Assim, se esses itens estão em seu objetivo, optar pelo
Ford é vantajoso. Vale lembrar que os dois carros oferecem versões
menos equipadas com a mesma mecânica.
Ambos, de qualquer modo, ainda podem receber numerosos aprimoramentos,
descritos nas páginas anteriores. No concorrido mercado atual, é bom
que os fabricantes estejam atentos para, como pretendem, ampliar sua
fatia no segmento. Continua
|
|
Marea |
Focus |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
5 |
Posição de dirigir |
4 |
4 |
Instrumentos |
3 |
4 |
Itens de conveniência |
5 |
4 |
Espaço interno |
4 |
5 |
Porta-malas |
4 |
5 |
Motor |
5 |
4 |
Desempenho |
5 |
4 |
Consumo |
4 |
4 |
Câmbio |
4 |
4 |
Freios |
5 |
5 |
Suspensão |
5 |
5 |
Estabilidade |
4 |
5 |
Segurança passiva |
5 |
4 |
Custo-benefício |
4 |
4 |
Posição |
2°. |
1°. |
As notas
vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
|
Marea |
Focus |
Básico |
46.895 |
46.915 |
Completo |
54.687 |
46.915 |
Em
reais, vigentes em 14/1/02 |
|