O Ka, assim como o Renault Twingo, é um carro homologado para quatro pessoas: este é o primeiro ponto que deve ficar claro na comparação de espaço. Assim como o Celta, é adequado para dois adultos na frente e dois de
pequena estatura atrás, mas o GM é mais amplo para pernas e cabeças
e pode, ainda, levar uma criança no centro deste banco. Como em nenhum os assentos dianteiros correm para a frente, não se espere muito conforto no acesso ao banco de trás. |
O acabamento
precário dos porta-malas simboliza bem a redução de custos que se
nota nos carros. O do Celta (à direita) é um tanto mais amplo: 260
contra 186 litros |
Em porta-malas o Ford sai novamente em desvantagem: são apenas 186
litros (que aumentam um pouco com o banco mais vertical), bem menos que os razoáveis 260 do GM. O estepe do Ka vem por baixo do compartimento, sendo mais difícil verificar sua pressão, mas facilitando o uso se houver bagagem; no Celta fica por dentro. O banco traseiro do
Ford é bipartido (50/50), ao contrário do oponente, mas eles empatam no acabamento do porta-malas: extremamente pobre. |
O Ka oferece
potência e torque superiores, mas seu câmbio está curto demais,
fazendo-o invadir a faixa vermelha na velocidade máxima |
Esse recurso permite maiores potência e torque ao Ford: 65 cv e
8,9 m.kgf, contra 60 cv e 8,3 m.kgf do GM. Como o Celta pesa 50 kg a menos, as diferenças
não são grandes no uso cotidiano. Ambos trabalham com poucas vibrações, mas os carros são
ruidosos em velocidade de viagem, devido às relações de marcha curtas
(mais no Ford) e
ao pouco emprego de material absorvente -- no GM piora sem o ar-condicionado
opcional. |
Os concorrentes
alinhados para uma arrancada: empatam em aceleração de 0 a 100 km/h,
mas o Ka consome menos e tem estabilidade e conforto superiores |
Os dois carros possuem comando preciso do câmbio, com vantagem para o Ford pela embreagem de acionamento hidráulico
(saiba mais sobre técnica) e o engate fácil da marcha a ré, como se fosse uma sexta marcha (no GM é preciso puxar um anel-trava, pois sua posição é a mesma da primeira). Os freios são eficientes, mesmo sem
discos ventilados à frente, mas só o Ka pode vir com direção assistida, item de conforto que muitos desejam hoje, mesmo no segmento 1,0-litro. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2002 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados