Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Os freios são similares em eficiência, mas falta ao Clio a opção de sistema antitravamento (ABS), disponível nos demais. No Corsa 1,8 a assistência do servofreio está excessiva, gerando resposta brusca, o que não ocorre na versão 1,0-litro. Todos vêm com direção assistida, por sistema eletroidráulico apenas no Polo. Este possui também o melhor retrovisor esquerdo, com lente biconvexa. No Corsa ele é plano e nos outros dois, embora convexo, possui efeito lente muito reduzido, o que requer golpes de vista nas mudanças de faixa e acessos em ângulo.

Os novos faróis do Clio RT adotam refletor superelipsoidal para o facho baixo, de grande eficiência. A suspensão é confortável, mas não se destaca pelo comportamento dinâmico

Em iluminação, este e o Clio saem à frente: faróis de duplo refletor (também no Corsa), sendo os baixos do Renault do tipo superelipsoidal -- bem superiores aos antigos, com um só refletor de superfície simples -- e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, que GM e Ford removeram nos modelos nacionais, uma economia criticável. Faróis de neblina equipam os quatro; a luz traseira de mesmo fim e o ajuste elétrico dos faróis, apenas o Corsa e o Polo.

Quanto à segurança passiva, o Renault destaca-se por vir de série com as bolsas infláveis frontais, as únicas que se podem ter nesses automóveis; o GM por oferecer cinto de três pontos também para o quinto passageiro; e o VW por ter três encostos de cabeça no banco traseiro, contra dois dos concorrentes. Continua

Comentário técnico
> O leitor habitual do BCWS sabe o que é relação r/l. Seu efeito foi bastante percebido neste comparativo: o índice bastante desfavorável do Corsa, 0,339, reflete-se na aspereza de funcionamento a partir de médias rotações. No extremo oposto está o Fiesta (raio X abaixo): 0,261, valor típico de motores com pequeno curso de pistões como seu 1,0-litro. O Clio e o Polo ficam empatados com 0,314, superando o índice máximo considerado aceitável (0,3).

Clique para ampliar a imagem

> O compressor mecânico do Fiesta é do tipo Roots e produzido pela Eaton em São José dos Campos, SP. É composto por dois rotores com três lóbulos espiralados, que atingem até 14.000 rpm, e inclui um resfriador de ar (intercooler). Para recebê-lo o motor foi amplamente reforçado, teve a taxa de compressão reduzida (para 8,2:1) e recebeu sensor de detonação. A pressão de superalimentação chega a 0,9 kg/cm2 no regime de maior potência, sendo próxima a 0,3 já a 1.000 rpm.

Clique para ampliar a imagem

> Dos quatro motores, apenas o do Corsa (raio X acima) não faz uso do acionamento de válvulas por alavanca roletada. Exclusivo do Polo é o acelerador eletrônico, neste caso

dotado da chamada "filosofia torque de gerenciamento" (saiba mais).

>
A Renault vem divulgando a potência de seus motores nos métodos ISO (International Organization for Standardization) e DIN (Deutsches Institut für Normung eV). O segundo gera valores mais altos, mas é o primeiro o mais próximo de nossa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No caso do motor 1,6 16V, são 110 cv pela DIN, mas apenas 107 cv pela ISO, que é a adotada pelo BCWS.

> O Supercharger traz uma barra de amarração (stress bar) ligando as torres da suspensão dianteira. Seu intuito é manter a geometria da suspensão inalterada mesmo sob grande solicitação, além de contribuir para a rigidez da estrutura do veículo. A carroceria da nova geração, aliás, é 174% mais resistente à flexão e 65% mais rígida à torção que a anterior.

Clique para ampliar a imagem

> No Fiesta e no Clio as relações de marcha exibem cálculo correto para que, em quinta, a velocidade máxima coincida com o regime de maior potência do motor (ou quase, faltando apenas 100 rpm no Renault). O Corsa optou por um câmbio 4+E, em que a quinta não "enche", ficando 300 rpm abaixo dos 5.200 rpm de potência máxima. Com o Polo (raio X acima) ocorre o oposto: o motor supera em quase 500 rpm o regime de maior potência (5.500 rpm), indicando claramente que a transmissão é curta demais.

Obs.: o raio X do Corsa refere-se ao GSi 16V europeu; o Clio não tem raio X disponível

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados