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Comparativo Completo

307 quer mercado do Golf

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Um Peugeot espaçoso e bem-equipado busca o
espaço do líder de segmento da VW. Conseguirá?

Peugeot 307 Passion 1,6 16V Volkswagen Golf 2,0
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Desde a chegada de sua quarta geração ao Brasil, em 1998, o Golf vem enfrentando com sucesso a concorrência do Astra, Focus, Xsara e Brava (leia comparativo entre os cinco), entre outros. Este ano mantém a liderança do segmento dos médio-pequenos, com 14.148 unidades vendidas até julho, contra 13.447 do Astra Sedan, segundo colocado.

Agora surge um novo desafiante: o Peugeot 307, sucessor do 306, que vem da França com o projeto mais moderno do segmento (contemporâneo ao Fiat Stilo, que chega em setembro) e preço a partir de R$ 33,4 mil na versão Soleil, sem ar-condicionado. Embora competitivo, não se espera que conquiste mercado dos adversários mais baratos, oferecidos até por R$ 28 mil. O 307 vem mesmo concorrer com opções de topo, como o Golf 2,0.

Alto e de estilo robusto, o 307 atrai as atenções. Seu desenho é dos mais recentes do segmento, pois foi lançado em 2001 no mercado europeu
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A versão intermediária do 307, a Passion, custa R$ 38,8 mil sem opcionais, já dotada de farto equipamento de série. O Golf 2,0 similarmente equipado (veja equipamentos e opcionais) sai por R$ 38,1 mil, embora comece em R$ 32,6 mil e possa chegar, com o acréscimo de bancos de couro e transmissão automática (não oferecidos pela Peugeot), a R$ 43,8 mil. Portanto, a briga vai ser boa.

Concepção e estilo   Lançado no Salão de Genebra de 2001, o 307 é dos mais modernos do segmento. Em relação ao antecessor 306, de 1993, cresceu bastante no comprimento (de 4 para 4,2 metros), na largura (de 1,69 para 1,74 metro) e ainda mais na altura (de 1,38 para surpreendente 1,54 metro), enquanto o entreeixos, já bem amplo do 306, passou de 2,58 para 2,6 metros. As dimensões, entre as maiores da categoria, dão ao 307 aparência imponente e bem distinta do modelo que ele substitui.

Clique para ampliar a imagem O Golf está um pouco desgastado depois de cinco anos desde o lançamento europeu, mas ainda agrada a muitos. Uma nova geração sai em um ano na Alemanha

O Golf é bem conhecido: surgiu em 1974 (leia história), chegou ao Brasil em 1994, já na terceira geração, e em 1998 na quarta. Portanto, já são quatro anos sem alterações de estilo, tempo bastante para desgastá-lo, mesmo sem se tornar ultrapassado. A quinta geração sai na Europa daqui a um ano, mas não se sabe quando estará aqui -- a VW acena com manter a atual em linha, se o mercado permitir.

Lado a lado, a modernidade do 307 se impõe. As linhas são mais angulosas, com arestas e ângulos que o desenho simples e funcional do Golf rejeita. O pára-brisa enorme (1,46 m2 de área) e muito inclinado faz parecer uma minivan, no que contribui a altura total (apenas 8 cm menos que uma Scénic), enquanto as largas colunas traseiras trazem uma robustez que a VW sempre transmitiu com essa solução em seu médio-pequeno. Os faróis alongados são típicos Peugeot, assim como os ovalados do Golf são próprios do modelo. Seu capô é de alumínio e os pára-lamas dianteiros de material composto.
Continua

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Data de publicação deste artigo: 27/8/02

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