O que comprar com R$ 16,4 mil Os
cinco maiores fabricantes oferecem boas opções |
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Eles um dia foram chamados de populares. Continuam simples no acabamento e beneficiados por alíquota reduzida de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 10%, mas já romperam a barreira dos R$ 15 mil (exceto o Fiesta três-portas) e podem superar os R$ 23 mil (Palio) com opcionais que vão de ar-condicionado e direção assistida a bolsas infláveis e freios ABS. Têm ainda em comum a liderança de vendas dentro dos respectivos fabricantes, que são os cinco maiores do País. |
R$
14.467 Apesar do estilo defasado, o Fiesta é ágil e tem boa dirigibilidade, além de interior atual e agradável -- e é o mais barato sem opcionais |
Clio,
Corsa, Fiesta, Gol e Palio oferecem versões de
acabamento básico, motor de um litro e oito válvulas e
preços similares, para disputar o importante segmento
que fica logo acima do preenchido por Celta, Gol Special
e Palio Young. Curiosamente, só a GM tem nesta categoria
superior um produto mais antigo do que o da inferior,
incoerência a ser revertida com a chegada do novo Corsa
-- talvez ainda este ano. |
R$ 15.566 |
Ar-condicionado é disponível em todos, mas direção assistida e controles elétricos de vidros e travas, só no Palio e no Corsa. O Fiat é o único a poder vir com freios antitravamento (ABS) e toca-CD. E alguns itens ficam mesmo de fora nestas versões, como alças de apoio no teto, limpador e desembaçador traseiro no Clio -- incoerência diante da imagem de segurança em que investe a Renault. |
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Os carros são os mesmos de outro comparativo (saiba mais), mas aqui em versões inferiores. Os mais modernos são o Clio e o Palio, mas com senões: no Renault as linhas da traseira não agradam a muitos, assim como os enormes faróis, e no Fiat poderia ser mais harmônica a combinação de frente e traseira remodeladas com a parte central inalterada. |
R$
15.983 Quem não se cansou ainda do estilo do Corsa? Ele deveria custar menos, embora ofereça um conjunto mecânico equilibrado |
Gol, Corsa e Fiesta estão mais defasados, embora tenham apreciadores -- o Ford um pouco menos. O GM tem o mesmo estilo básico desde 1994 e isso pesa contra, embora os carros da marca costumem demorar a envelhecer. Dos três que não recebem pintura nos pára-choques, o mais desagradável é sem dúvida o VW, pois na frente atual a região cinza é bem maior do que na antiga, ainda usada na versão Special -- a impressão de serviço inacabado é flagrante. |
Consegue-se melhor posição de dirigir no Clio, Palio e Fiesta, com banco bastante alto e comandos bem colocados -- já no Gol e Corsa estão descentralizados o volante, assento e pedais, além de faltar espaço para a perna esquerda. No VW há ajuste de altura como opcional. O Palio é um pouco mais amplo por dentro, com o Fiesta em desvantagem, sobretudo no banco traseiro. |
R$ 16.237 Só mesmo a VW para pedir tanto num carro com a frente sem pintura, acabamento pobre e, ao lado do Clio, o pior desempenho dos cinco |
Os cinco
são espartanos no acabamento, mas o do Fiat melhorou na
nova linha, assim como o desenho do painel -- o mais
antiquado é o do Corsa. Nenhum traz o útil conta-giros,
porém. Crítico no Clio o espaço para pequenos objetos,
enquanto no Fiesta agrada o painel recuado diante do
passageiro. |
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Sem oferecer opção de 16 válvulas (que o Clio terá em breve), a Ford compensa com a oferta, desde o Fiesta mais barato, do saudável motor Zetec Rocam, com exclusivo acionamento de válvulas (saiba como funciona) que melhora o rendimento. É o mais potente e o de maior torque, com 65 cv e 8,9 m.kgf (veja os números). Sua vantagem é menos palpável sobre o Corsa, o segundo em potência, enquanto os outros três oferecem bom torque em baixos regimes, mas perdem em alta rotação. |
R$
16.350 O Clio tem bolsas infláveis de série e suspensão confortável, mas pelo preço alguns itens (de segurança inclusive) não poderiam ficar de fora |
O Palio perdeu 6 cv com o novo motor Fire, assumindo a "lanterna" em potência entre os cinco carros, mas ganhou em torque, suavidade e -- ponto crítico do modelo antigo e do Young -- economia. Pelos dados de fábrica ainda é o mais rápido em aceleração, quase empatado com Corsa e Fiesta, e bem à frente do Clio e Gol. O mesmo se aplica à velocidade máxima, exceto por ligeira vantagem (5 km/h) do Ford sobre o GM e o Fiat. Continua |
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