Consumo é um ponto importante nesta categoria, sobretudo com o preço da gasolina na estratosfera. No uso urbano aparecem Fiesta, Clio e Gol com melhores marcas, seguidos pelo Palio e mais atrás pelo Corsa. Os modelos da Renault e da Ford mantêm-se os mais econômicos em estrada, mas o VW despenca para a última posição, com GM e Fiat em plano intermediário. |
![]() |
Corsa (foto) e Palio oferecem mais itens de conforto e conveniência como opcionais, como direção assistida, vidros e trava elétricos, mas o tão desejado ar-condicionado é oferecido em todos |
O comando de câmbio é
melhor no Palio, cuja embreagem adota acionamento hidráulico
como a do Fiesta, para suavidade por longo tempo. O Ford
dispensa trava desnecessária para engate da ré,
enquanto o câmbio do Clio perde em precisão e suavidade
para os demais. A direção sem assistência do Corsa é
a mais pesada, razão para a GM ter revisto o sistema no
Celta, mas ele e o Palio oferecem a assistida como
opcional. Clio, Palio e Fiesta são os mais confortáveis ao rodar, com boa absorção de irregularidades; o Renault é particularmente bom em lombadas. Gol e Corsa são mais ásperos, este pela ausência de subchassi; já em estabilidade o Renault e o GM ficam um pouco atrás dos outros. Nos cinco carros os freios dão conta do recado. |
O Palio perdeu potência com o novo motor Fire, de 61 para 55 cv mas ganhou uma curva de torque plana e o consumo foi reduzido |
Bolsas infláveis e encostos de cabeça traseiros de série valorizam a segurança no Clio, que vem também com repetidores de luzes de direção laterais (como o Fiesta). Mas é o único sem faróis de superfície complexa, que no Palio utilizam duplo refletor e são os mais eficientes do grupo. |
Há certo equilíbrio entre os cinco modelos, mas alguns pontos facilitam a escolha do leitor. O Fiesta é superior em desempenho, tem interior agradável e preço convidativo, mas perde em estilo e espaço traseiro. O Palio está rejuvenescido, agradável de dirigir e tem boa oferta de opcionais, mas ficou em desvantagem em potência. O Best Cars Web Site ficaria entre eles ao escolher, conforme as prioridades pessoais. |
![]() |
Interior do Fiesta agrada e sua posição de dirigir é das melhores, mas falta conta-giros no painel de todos os modelos |
Suspensão, dirigibilidade e bolsas infláveis de série destacam o Clio, de estilo polêmico e desempenho modesto, além de caro. O Corsa, envelhecido por fora e por dentro, tem mecânica e dirigibilidade medianas mas revela a necessidade de uma reformulação, que não deve demorar. E o Gol mantém as qualidades VW, como robustez, e seus defeitos típicos, como acabamento, oferta de opcionais (nem mesmo as desejadas cinco portas) e preço injustificável. É também o mais lento e gastador em estrada, sendo por isso a compra menos favorável em nossa opinião. |
|
|
|
|
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 2/2/01. |
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações. |