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Comparativo

Palio agita o segmento 1.000

Reestilizado e mais potente, ele coloca em xeque os
concorrentes das outras quatro maiores marcas

Chevrolet Corsa Super 16V Fiat Palio ELX 16V Ford Fiesta GL Class
Renault Clio RN Volkswagen Gol Plus 16V
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Depois da nova geração do Clio e das reestilizações do Gol, Fiesta e Corsa, chegou a vez de o Palio ser reformulado para competir melhor no segmento 1.000. Ao novo visual a Fiat aliou uma esperada novidade: o motor Fire de um litro, em versões de oito e 16 válvulas, que substituem com grande vantagem o antiquado Fiasa herdado do Fiat 147 -- remanescente, porém, na versão básica e de aparência antiga Young.

O Palio 2001, que não é uma nova geração (
saiba mais) mas foi mais longe em reforma do que alguns concorrentes, muda a ordem das cartas no mercado. Por isso, o Best Cars Web Site reviu os comparativos feitos com esses modelos e os reuniu nesta análise polêmica, que envolve as cinco maiores marcas do Brasil em busca do melhor hatchback 1.000 aspirado. As versões escolhidas são as mais completas de cada modelo, exceto o Gol Turbo que, em preço e desempenho, concorre com versões superiores (leia comparativo com o Palio 1,6 16V).

Mesmo sem configurar uma nova geração, a reformulação do Palio foi extensa e adicionou conforto e desempenho a um modelo que não estava ultrapassado
É uma comparação acirrada, a começar pelo preço: menos de R$ 2.300 os separam em pacote básico (veja preços) e é possível compor automóveis muito próximos em equipamentos e valor. O mais barato é o Clio RN, o único a vir com duas bolsas infláveis de série. Depois vêm, quase empatados, Corsa Super, Palio ELX e Fiesta GL Class. Os dois últimos trazem de fábrica direção assistida, imobilizador e controles elétricos de vidros e travas, opcionais nos concorrentes. O imobilizador é de fábrica também no Gol Plus 16V, o mais caro -- o que parece uma tradição da Volkswagen.

Quando não incluídos no pacote básico, podem ser pedidos como opcionais, nos cinco, bolsas infláveis para motorista e passageiro, rádio/toca-fitas ou toca-CD (salvo Fiesta), rodas de alumínio aro 14 (exceto Clio e Fiesta), controles elétricos de vidros e travas e ar-condicionado. Os preços máximos do Renault e do Ford são os menores, enquanto os demais vão longe em acessórios e chegam a ultrapassar R$ 32 mil, como o Corsa.
Concepção e estilo
A reforma parcial do Gol no ano passado melhorou estilo e acabamento, mas o preço não se justifica: é o mais caro dos cinco sem oferecer mais equipamentos de série
O Palio já era dos mais atuais na forma anterior e agora, com nova frente e traseira retocada, ganhou atualidade por mais uns bons anos. Os faróis de superfície complexa (que só o Clio não tem) são belos e eficientes e há certa harmonia entre as seções redesenhadas e a parte central mantida, sempre um desafio em remodelações.

O Renault é, em termos absolutos, o mais novo: toda a carroceria foi lançada na Europa em 1998. Seus pára-lamas dianteiros são de plástico, resistentes a pequenos impactos no dia-a-dia, e o vidro traseiro curvo reflete ousadia. Mas não tem aprovação muito ampla, sobretudo pelos enormes faróis, a queda do teto e as lanternas triangulares.
A nova frente do Fiesta tem adeptos, mas o estilo geral está defasado; o motor eficiente e o acabamento agradável procuram compensá-lo
Embora rejuvenescido de frente, o Gol permanece com as formas gerais de 1994. O mesmo ocorre com o Corsa, mas neste o envelhecimento é mais acentuado: seus novos pára-choques e faróis fizeram pouco pela modernização do estilo. O Fiesta, apesar da frente renovada para 2000, também mostra o peso dos anos -- já são dez, desde o lançamento europeu desta geração. A Ford perdeu a oportunidade de atualizar as linhas da traseira, que mostram certo contraste com a frente agressiva. Continua

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