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Conforto e conveniência

O Palio leva alguma vantagem no espaço interno mais amplo, embora por pequena margem -- a diferença mais sensível é diante do Fiesta, o mais apertado atrás. A posição de dirigir alta desses modelos e do Clio (mas Gol e Corsa têm regulagem de altura) favorece a visibilidade, e os bancos do Fiat melhoraram bastante para 2001. No Gol e no Corsa, volante e pedais ficam desalinhados em relação ao assento e falta espaço para a perna esquerda.

A queda do teto e as lanternas traseiras são polêmicos no Clio, mas seu desenho interno e externo é atual e a mecânica tem equilíbrio

O GM perde em painel, sem alterações em formato desde 1994. A concorrência é mais atual e o Fiesta agrada pelo recuo diante do passageiro, que transmite sensação de espaço. Palio e Gol oferecem iluminação diferenciada, embora nem todos apreciem a cor azul do VW. Este e o GM oferecem temporizador dos controles elétricos de vidros, comandos que o Clio traz na pior posição possível, à frente da alavanca de câmbio (no Gol fica no painel, mas menos distante).

Também no Renault incomoda a falta de espaço para objetos. Só no Palio se pode manter os faróis acesos por alguns segundos ao deixar o carro, o que é ótimo em garagens escuras. A capacidade do porta-malas é próxima em todos, variando de 250 a 280 litros. O Clio é um projeto francês atípico, pelo estepe dentro do compartimento, ao contrário do Fiesta, que o traz externamente -- solução aprovada por poucos. Nos demais é também interno.

Novos faróis complementam, na linha 2001, a cirurgia plástica do Corsa no ano passado. Mas seu conjunto é o mais antigo, incluindo a suspensão sem subchassi
Mecânica, comportamento e segurança

Já se esperava desempenho brilhante do Palio de motor Fire, a julgar pelo bem-disposto 1,25-litro da mesma família (leia avaliação). E o resultado correspondeu: potência marginalmente superior aos outros 16-válvulas (70 cv, contra 69,7 do Gol e 68 do Corsa), bom rendimento em baixa rotação (também tem o maior torque) e, quase com certeza, mais robustez que o problemático motor anterior.

Todos sobem de giro com suavidade, característica de motores de pequena cilindrada, e tornam-se algo ruidosos em alta rotação, o que é comum na categoria. O Palio evoluiu até nisso, com tratamento acústico eficiente. A grande desvantagem é do Clio, pois seu oito-válvulas não traz um trunfo como o do Fiesta (acionamento roletado das válvulas;
saiba como funciona) para enfrentar os 16V da concorrência. São apenas 59 cv, ante 65 cv do Ford. A Renault sabe disso e prepara uma reviravolta nesse quadro para breve.

Boa parte do interior do Palio foi modificada, como o painel de estilo atual e os bancos superiores

Pelos índices de fabricante, o Palio é o mais rápido em aceleração, com o Gol pouco atrás (empatam em velocidade máxima). Seguem-se Corsa, Fiesta e Clio, exatamente a ordem de potência. O Fiat progrediu em consumo, ponto crítico do motor anterior, mas não alcançou os líderes Ford e Renault. Tanto em cidade quanto ao estrada fica por último o GM, seguido pelo VW (compare os números).

O câmbio Fiat atingiu ótimo nível em maciez e precisão no Palio. Sua embreagem passa a ter acionamento hidráulico, como no Fiesta, garantia de suavidade por longo tempo. Mas se lamenta que o sistema automático do antigo Citymatic não esteja disponível para a nova linha -- só para a versão Young. Representava grande conveniência no tráfego lento, poupando o motorista do freqüente uso do pedal. A Fiat alega pequena demanda, mas esta só se justifica por uma estratégia de divulgação falha.

As formas do painel são as mesmas desde 1994 no Corsa (esquerda) e
1996 no Fiesta, que não traz conta-giros nem sistema de áudio

No Gol, Corsa e Fiesta os engates do câmbio são bons, mas só o Ford está livre de travas de marcha a ré que dificultam o engate (apenas no Corsa ela é necessária). O Clio é crítico nesse aspecto, o mesmo ocorrendo com o irmão maior Mégane. A Renault precisa igualar rapidamente seu câmbio ao da concorrência.

Os cinco apresentam sistemas similares de freios, suspensão e direção, com resultados aproximados. O Corsa ainda pode melhorar em estabilidade e conforto, em que perde para os concorrentes dotados de
subchassi. Vale mencionar a oferta exclusiva no Palio de freios antitravamento (ABS), item de segurança que não deve ser desprezado.

Iluminação azul dos instrumentos gera controvérsia no Gol. A qualidade de materiais e acabamento progrediu, sobretudo no pacote de opcionais superior

Os pneus largos oferecidos no Gol e no Corsa (185/60), também opcionais, contribuem para reduzir os espaços de frenagem e não prejudicam o conforto, desde que se opte pela direção assistida. Mas sua escolha deve ser bem pensada, pois são mais caros de repor e tendem a aumentar o consumo. Continua

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