
O Delta
ganhou potência -- e fama -- na versão Integrale, que usava motor
2,0 turbo
Contudo, logo
aconteceram graves acidentes, como o de 1986 no Tour de Corse, que
vitimou o piloto finlandês da Lancia, Henri Toivonen, e seu co-piloto, o americano Sergio Cresto, com um S4.
Um pouco antes, três espectadores no Rali Vinho do Porto, em Portugal,
morreram vitimados por um Escort RS 200.
Isso levou a FISA -- órgão da Federação Internacional do Automóvel que detinha o poder esportivo internacional -- a encerrar a classe em ralis para o ano seguinte.
Surgia então o Grupo A, com carros mais modestos, modelos de rua de quatro lugares, com produção mínima de 5.000 unidades em 12 meses e preparação limitada. Para a Lancia, era o momento de colocar o Delta nas pistas. O sistema de tração integral do S4 foi adaptado e resultou na versão HF 4WD
(four-wheel drive, tração nas quatro rodas), lançada em maio de 1986. O motor turbo de 1.995 cm3 -- o mesmo do Lancia Thema e de nosso
Tempra -- entregava 165 cv.
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