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Carros do Passado

A última versão do Delta foi a HF Integrale Evolution II, lançada em junho de 1993. A adoção de catalisador e sensor de oxigênio (sonda Lambda) não significava perda de desempenho -- pelo contrário. Com nova injeção Marelli de grande capacidade e turbo Garrett redimensionado, ganhava 5 cv e 1 m.kgf de torque, passando a 215 cv e 32 m.kgf, além de novas rodas, pneus 205/45 ZR 16 e ar-condicionado de série.

Delta Final Edition: a última edição limitada, em 1994, feita para o mercado japonês

O fim do Integrale   Um Delta totalmente reprojetado chegava em 1993, com desenho do estúdio italiano I.DE.A (o mesmo que criou o Palio) e a plataforma do Dedra e dos Fiats Tipo e Tempra, de 2,54 metros entre eixos. O Prisma fora descontinuado já em 1989, enquanto o Delta Integrale permaneceria na geração anterior até novembro de 1994.

Além das linhas arredondadas e suaves, o novo Delta tinha motores transversais 1,6 de 76 cv, 1,75 de 105 cv, 2,0 16V de 142 cv e a versão HF, com um 2,0 16V turbo de 190 cv. Este incluía resfriador de ar e sistema de sobrepressão temporária (overboost), para acelerar de 0 a 100 em 7,5 s e alcançar 225 km/h. De início vinha apenas com cinco portas, mas a carroceria de três -- Delta HPE -- chegava após dois anos.

Seis vezes campeão de rali, o Lancia Delta firmou-se como uma lenda das pistas poeirentas. Uma pena que a marca não mais tenha um modelo apto a repetir suas proezas

Em 1996 eram inseridos novos motores 1,6 16V, de 103 cv, e 1,75-litro, com e sem variador de fase, para suceder ao 2,0 de aspiração natural. O 1,75 com variador permitia 200 km/h. Versões de competição ou de tração integral, porém, nunca foram feitas. A produção do segundo Delta encerrou-se em 1999, quando a Lancia reconquistou sua posição de maior prestígio no grupo Fiat e optou por não mais produzir um hatchback médio-pequeno.

Ficha técnica
_ HF 4WD HF Integrale HF Integ. 16V
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso / cilindrada 87 x 90 mm / 1.995 cm3
Taxa de compressão 8:1
Potência máxima 165 cv a
5.250 rpm
185 cv a
5.300 rpm
200 cv a
5.500 rpm
Torque máximo 29 m.kgf a
2.750 rpm
30,9 m.kgf a
3.500 rpm
30,4 m.kgf a
3.000 rpm
Alimentação Injeção multiponto, turbo e resfriador de ar
CÂMBIO
Marchas e tração 5, integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento não sim
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente McPherson
RODAS
Rodas 5,5 x 14 pol 6 x 15 pol 7 x 15 pol
Pneus 185/60 R 14 195/55 R 15 205/50 R 15
DIMENSÕES
Comprimento / entreeixos 3,895 m / 2,475 m
Peso 1.200 kg 1.270 kg 1.290 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 210 km/h 212 km/h 220 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,8 s 6,6 s 5,7 s

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