Atração total A
inovadora tração integral permanente fez do Audi |
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A palavra italiana para o número quatro --
quattro -- foi escolhida, em 1980, para representar o sistema de tração integral da alemã Audi. Introduzida no modelo Coupé, baseado no sedã 80, foi a primeira vez em que um automóvel teve sucesso com as quatro rodas tracionando todo o tempo, antes um privilégio de utilitários. |
O VW Iltis, ao lado, inspirou os engenheiros da Audi por oferecer ótima estabilidade. Acima, esquema do fluxo de força do Quattro (clique na imagem para ampliá-la) |
Até a chegada do Audi Quattro, considerava-se a tração 4x4 tão desnecessária quanto prejudicial a um carro projetado para o asfalto, pois os sistemas disponíveis eram caros, pesados e pouco eficientes. Diz a história que Jorg Benzinger, engenheiro de chassi da Audi que começou sua carreira na Porsche e passou pela BMW e Mercedes-Benz, e Fritz Naumann, responsável pelo departamento de desenvolvimento da Audi, ex-engenheiro da Mercedes e famoso pelo carro-conceito C111
(saiba mais), começaram a mudar esses conceitos. |
Três diferenciais, sendo um central: a vantagem do Quattro sobre sistemas anteriores Começou
com um jipe Em 1976, com o cancelamento do projeto Europa Jeep -- em que França, Itália e Alemanha cooperavam entre si para o desenvolvimento de um 4x4 leve e "anfíbio" --, as Forças Armadas Alemãs
(Bundeswehr) abriram uma licitação. VW e Mercedes-Benz apresentaram seus protótipos para um 4x4 leve, em
1977, e o modelo VW Typ 183 foi o escolhido, entrando em produção já em 1978.
Curiosamente, na França os fabricantes locais participaram de concorrência semelhante e a Citroën apresentou o C44, um Iltis com mecânica da marca. |
O conjunto
motor-transmissão do Audi Quattro em demonstração: um carro-esporte
4x4 parecia incoerente até que a Audi demonstrou suas grandes
vantagens |
Durante testes do Iltis na Suécia e na Finlândia, Benzinger e Naumann teriam ficado impressionados com a dirigibilidade do veículo, apesar do centro de gravidade alto e da distância entre eixos de apenas dois metros. Benzinger logo pensaria na idéia de um carro esportivo, com centro de gravidade mais baixo, entreeixos maior e um motor mais potente. Nascia ali a idéia do Audi
Quattro.
Continua |
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