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O hexacampeão dos ralis
Vitorioso nas pistas por seis anos, o Delta
prosseguiu |
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A marca fundada pelo italiano Vincenzo Lancia em 1906 estabeleceu-se
logo como uma indústria inovadora. Seu modelo Lambda, de 1922, foi o primeiro automóvel com suspensão dianteira independente e túnel de transmissão, que permitia rebaixar em muito a carroceria. Em 1933 o Augusta
introduzia a estrutura monobloco, e já no ano seguinte aparecia o Aprilia, testado em
túnel de vento. Em 1950 o Aurelia inovava com motor V6 dianteiro e transmissão com câmbio e tração traseiros
(transeixo). |
O primeiro
Delta, em 1979: um despretensioso hatch com as formas
retilíneas típicas de Giugiaro e motores de 1,3 e 1,5 litro |
Nos anos 60 e 70, porém, a Lancia era mais conhecida por seu sucesso nas pistas de rali, com o
Fulvia e o Stratos. Em 1978 era absorvida pelo grupo Fiat e, no Salão de Frankfurt em setembro do ano seguinte, apresentava o médio-pequeno Delta. O desenho do mestre Giorgio Giugiaro combinava-se à plataforma e à mecânica do Fiat Ritmo/Strada, com as devidas alterações para melhor desempenho e comportamento dinâmico. |
Um derivado que
não durou muito: o Prisma, um três-volumes com a mesma plataforma do
Fiat Regata |
Em 1982 a linha crescia com o três-volumes Prisma, equivalente ao
Regata da Fiat. Chegavam também a versão de luxo LX do Delta, transmissão automática para o 1,5 e mais força para o 1,3. Logo um Delta GT 1,6 era lançado, com motor de duplo comando do Beta, 105 cv e freios a disco também na traseira. |
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Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 6/4/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |