Aerodinâmica, o poder do vento Conheça
essa força que afeta o desempenho e |
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Você pode não perceber, mas ela atua todo o tempo sobre seu automóvel, afetando seu desempenho, consumo e estabilidade. Os fabricantes investem milhões para torná-la mais eficiente e, no entanto, uma simples janela aberta pode jogar por terra boa parte desse trabalho. É a aerodinâmica. |
O coeficiente
aerodinâmico, Cx, é obtido em túneis de vento: câmaras com
potentíssimos ventiladores que mostram como o ar se desloca pela
carroceria -- neste caso, do Bugatti EB 110 |
Nos automóveis modernos o coeficiente fica, em geral, em torno de 0,30. Esse fator não considera a área frontal (A) do objeto, mas apenas sua forma e com quanta suavidade o ar pode se deslocar por ele. Assim, a eficiência aerodinâmica do carro depende na prática da área frontal corrigida
(Cx x A): a multiplicação de sua área frontal pelo Cx. Assim, no exemplo de 0,30, com área frontal de 2 m2 o
Cx x A seria de 0,60. Uma minivan e um esportivo podem ter o mesmo Cx, mas eficiências muito diversas em função da área frontal. |
Nos carros de
Fórmula 1 a aerodinâmica é calculada para gerar sustentação
negativa, que mantém o carro preso ao solo em velocidade. Qualquer F1
poderia rodar de cabeça para baixo no teto de um túnel |
Aerodinâmica bem estudada também influi no comportamento dinâmico. Todo veículo está sujeito a
sustentação (lift) quando em movimento, devido ao ar que passa por baixo da carroceria. É o mesmo efeito que, acentuado, permite aos aviões vencer seu peso e levantar vôo, mantendo-se no ar enquanto houver velocidade para tanto. No automóvel a sustentação deve ser compensada ou mesmo revertida, para evitar instabilidade -- mas esse processo
tende a piorar o coeficiente aerodinâmico. |
Em busca da
sustentação negativa, perde-se velocidade. Por isso a Lamborghini
ofereceria o aerofólio traseiro como opcional no Countach, para que o
cliente fizesse sua escolha |
O Cx elevado dos Fórmula-1 atuais não apenas limita sua velocidade máxima em cerca de 330 km/h, relativamente pouco para os quase 800 cv produzidos pelos motores de 3,5 litros, como produz efeito freante acentuado ao levantar o pé do acelerador. A desaceleração nesse momento fica muito próxima a 1 g -- a mesma de um carro de rua numa freada máxima, em emergência! |
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