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Carros do Passado

A VW caminhava para abolir os motores refrigerados a ar, portanto o do EA425 deveria ser arrefecido a água. Devido ao peso do motor e as considerações de espaço interno, não poderia ser central nem traseiro. A Porsche, então, montou o motor na dianteira, mas com transmissão na traseira, para uma distribuição de massas perfeita, 50/50%. Ligando o motor à transmissão, uma árvore de diâmetro reduzido, rodando sobre mancais por dentro de um tubo que tinha também função estrutural (tubo de torque). Um esquema mecânico tão eficiente que a empresa resolveu usá-lo também para o planejado sucessor do 911, o 928.

Clique para ampliar a imagem Uma revolução nas tradições da Porsche, dos quatro cilindros em linha à refrigeração líquida, o 924 foi logo rejeitado pela crítica e pelo público

As prateleiras de peças da VW foram "assaltadas". Usaram-se peças de vários carros, mas em uma combinação inteligente: suspensão dianteira McPherson e direção do Golf, suspensão traseira do Fusca alemão (por braços semi-arrastados com barras de torção transversais, parecida com nossa Variant II) e motor e câmbio do Passat, porém separados pelo tubo de torque.

No ainda jovem departamento de estilo da empresa, liderado por Anatole "Tony" Lapine desde a saída de seu fundador, Ferdinand "Butzi" Porsche III, os desenhistas trabalhavam em propostas independentes, que competiriam entre si. O protótipo vencedor foi o de um promissor jovem holandês, que com certeza não poderia imaginar a longevidade que seu desenho viria a ter. Muito menos quão promissor era seu próprio futuro: Harm Lagaay seria o desenhista do Boxster e atual chefe de estilo da empresa.

O carro seria um Audi, não fosse o projeto abortado pela VW. Seu fraco desempenho contribuía para a recusa dos "porschistas" em aceitá-lo

924, o Porsche refrigerado a água   Mas a VW, ainda atrapalhada com a queda de vendas do Fusca e em dificuldades financeiras, acabou por desistir do novo Audi com o projeto já bem adiantado. Como a Porsche precisava de um substituto para seu 914 de mecânica VW "a ar", acabou por comprar os direitos de produzir o carro que projetara. Seria fabricado nas instalações da Audi em Neckarsulm, mas sob responsabilidade da Porsche. Nascia assim, em 1976, o 924.

Foi o primeiro da marca a abandonar o motor traseiro refrigerado a ar. O 914 tinha o propulsor entre eixos, mas ainda assim posterior e arrefecido a ar. A VW também vinha, a essa época, abandonando esta tradição -- portanto, a Porsche acreditava ser esse seu caminho ao futuro. Mas, enquanto a VW teve sucesso em abandonar seu "bom senso sobre rodas", a Porsche não conseguiu fazê-lo e foi obrigada a voltar a suas tradições, como vimos na história do 959

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Um Porsche mais espaçoso e prático que o 911,
com enorme vidro traseiro que dava acesso ao porta-malas

Um dos motivos pode ter sido este primeiro automóvel. Apesar de destinados a se transformar no futuro em um dos melhores carros-esporte já criados, o início da história dos Porsches "quatro-em-linha" não foi nada positivo. Tanto a crítica quanto o público repudiaram o carro em seu lançamento. Como se não bastasse o sacrilégio do motor dianteiro de quatro cilindros em linha refrigerado a água, ainda exibia um desempenho medíocre em relação a seu preço, um câmbio com apenas quatro marchas, freios a tambor na traseira e modestos pneus Pirelli CN36 Cinturato em medida 175/70-14. Continua

Em escala
Os Porsches de quatro cilindros foram oferecidos por muitos fabricantes. No catálogo 1999/2000 da Bburago italiana consta o 924 na escala 1/25. Na cor vermelha (foto), o modelo Turbo Grupo 2 vem com adesivos de patrocinadores e é muito bem detalhado. As portas se abrem e as rodas são muito bonitas. Bem fiel. Também disponível em kit para montar. A francesa Majorette produziu um modelo na escala 1/60. Na cor prateada, o vidro traseiro se abre mostrando detalhes do porta-malas. Foi produzido sobre licença na Zona Franca de Manaus em 1980.
por Francis Castaings

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