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Carros do Passado

Baseado no 968 CS, o Turbo S era 100 kg mais leve (1.300 kg), usava gigantescas rodas Speedline de 18 pol com pneus Dunlop Sport 8000, enorme spoiler traseiro e duas tomadas de ar NACA no capô, à 924 Turbo. Mesmo com comando único e duas válvulas por cilindro, desenvolvia 305 cv a 5.400 rpm e incríveis 51 m.kgf de torque a 3.000 rpm, o mesmo que no V8 do 928 GTS do mesmo ano!

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Menor peso, rodas de 18 pol, 305 cv de potência e um absurdo torque de 51 m.kgf: o 968 não poderia acabar sem esta versão Turbo S

Toda essa força se traduzia no mais espetacular desempenho da família: 0 a 100 km/h em 4,5 s e 285 km/h de máxima. Nada mal para um cupezinho que nascera 20 anos atrás equipado com um VW 2,0-litros. O 968 Turbo S acabou sendo vendido como edição limitadíssima: apenas 15 exemplares. Uma verdadeira jóia rara, conhecida apenas por alguns entusiastas. E assim acabava a saga dos quatro-em-linha, com uma evolução impressionante -- de 95 cv para 305 cv. Apenas na Porsche tal evolução é possível, mantendo-se a estrutura básica de carroceria.

Embora poucos duvidem que as evoluções máximas de cada série (924 Carrera GT, 944 Turbo S e 968 Turbo S) fossem os melhores Porsches de seu tempo, poucos também lamentam seu destino. Os quatro-em-linha eram "perfeitos demais" para muitos, aqueles que acreditam que um Porsche só é perfeito na imperfeição de um rosnante e nervoso motor de cilindros contrapostos pendurado atrás do eixo traseiro. 

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O 968 também foi oferecido em versão conversível. Ainda que desprezados pelos
puristas, em uma análise racional esses carros estiveram entre os melhores Porsches

Ainda assim, se apagarmos da memória o incrível carisma dos 911, é lamentável que estes carros não tenham alcançado o sucesso que merecem. Como todo Porsche, os 924, 944 e 968 podiam ser dirigidos com vigor horas a fio sem reclamar. Mas, ao contrário dos Porsches tradicionais, faziam isso com uma suavidade e uma facilidade de controle inigualáveis, gastando menos combustível e oferecendo mais espaço que o 911 -- e em alguns casos até mais velozes que ele.

Por isso, alguns conhecedores ainda rodam por aí a bordo de seus 944 Turbo S, sabendo algo que poucos sabem: que, mesmo em 2002, os melhores Porsches ainda são os mais baratos. Mesmo que sejam usados.

Ficha técnica
_ 924 Carrera GT (1981) 944 Turbo S (1988) 968 Turbo S (1995)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 86,5 x 84,4 mm 100,1 x 79 mm 104 x 88 mm
Cilindrada 1.984 cm3 2.479 cm3 2.990 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 8:1 7,5:1
Potência máxima 210 cv a
6.000 rpm
247 cv a
6.000 rpm
305 cv a
5.400 rpm
Torque máximo 28 m.kgf a
3.500 rpm
36 m.kgf a
4.000 rpm
51 m.kgf a
3.000 rpm
Alimentação Injeção digital, turbocompressor e resfriador de ar
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira 6 (manual) ou 4 (aut.), traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco a disco ventilado, antitravamento
RODAS
Pneus dianteiros 205/55 R 16 225/50 ZR 16 235/40 ZR 18
Pneus traseiros 225/50 R 16 245/45 ZR 16 265/35 ZR 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,24 m 4,23 m 4,343 m
Entreeixos 2,40 m 2,413 m
Peso 1.180 kg 1.410 kg 1.300 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 242 km/h 270 km/h 285 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,5 s 5,4 s 4,5 s

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