Baseado no 968 CS, o Turbo S era 100 kg mais leve
(1.300 kg), usava gigantescas rodas Speedline de 18 pol com pneus Dunlop
Sport 8000, enorme spoiler traseiro e duas tomadas de ar NACA no capô, à 924 Turbo.
Mesmo com comando único e duas válvulas por cilindro, desenvolvia 305 cv a 5.400 rpm e incríveis 51 m.kgf de torque a 3.000 rpm, o mesmo que no V8 do 928 GTS do mesmo
ano! |
![]() |
![]()
|
Toda essa força se traduzia no mais espetacular desempenho da família: 0 a 100 km/h em 4,5 s e 285 km/h de máxima. Nada mal para um cupezinho que nascera 20 anos atrás equipado com um VW 2,0-litros. O 968 Turbo S acabou sendo vendido como edição
limitadíssima: apenas 15 exemplares. Uma verdadeira jóia rara, conhecida apenas por alguns entusiastas.
E assim acabava a saga dos quatro-em-linha, com uma evolução
impressionante -- de 95 cv para 305 cv. Apenas na Porsche tal evolução é possível, mantendo-se a estrutura básica de carroceria. |
O 968
também foi oferecido em versão conversível. Ainda que
desprezados pelos Ainda assim, se apagarmos da memória o incrível carisma dos 911, é lamentável que estes carros não tenham alcançado o sucesso que merecem. Como todo Porsche, os
924, 944 e 968 podiam ser dirigidos com vigor horas a fio sem reclamar. Mas, ao contrário dos Porsches tradicionais, faziam isso com uma suavidade
e uma facilidade de controle inigualáveis, gastando menos combustível e oferecendo mais espaço que o 911 -- e em alguns casos até mais velozes que ele. |
|
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |