O interior também não era dos melhores. Apesar da instrumentação farta e bem posicionada e de
pedais quase perfeitos, o 924 abusava de pequenos itens VW -- como maçanetas e botões --, algo nada agradável para quem pagara preço de Porsche. Os plásticos do painel eram
baratos e o volante posicionado muito baixo, encostando nas coxas do motorista. Era um carro estreito,
1,68 m de largura. |
O motor
transmitia potência ao câmbio na traseira, através de um tubo de
torque. A ótima distribuição de peso entre eixos do 924 demorou a
ser explorada por motores mais fortes |
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O motor do 924 é um velho conhecido nosso: um VW 2,0-litros
com a arquitetura básica dos onipresentes AP. Sua cilindrada, 1.984 cm3, é igual à do AP-2000, mas a partir de diâmetro dos cilindros e curso dos pistões
diferentes -- 86,5 x 84,4 mm, contra 82,5 x 92,8 mm do VW. Contava com injeção mecânica de fluxo contínuo Bosch K-jetronic,
moderna para época, e taxa de compressão de 9,3:1 para produzir bons 125 cv a 5.800 rpm. A versão para o mercado americano vinha com taxa
reduzida para 8:1, para se adaptar à rígida legislação de emissões, o que resultava em parcos 95 cv. |
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No interior,
nova decepção: materiais simples, volante baixo demais e excessivo
aproveitamento de pequenas peças da VW |
A área envidraçada era boa para um carro-esporte; a perfeita distribuição de peso permitia uma estabilidade e facilidade de controle que faziam jus ao símbolo
do capô. Seus objetivos de espaço interno e conforto foram atingidos.
Nestes itens, o 924 já nasceu melhor que o 911. |
Similar ao
AP-2000 de nossos Gol e Santana, o motor 2,0-litros com injeção
mecânica desenvolvia 125 cv. Apesar das acelerações lentas, o 924
chegava a 200 km/h |
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Turbo
Os engenheiros da Porsche reagiram como esperado às críticas a seu novo carro: com melhorias em todas as frentes. De cara, uma versão mais potente do 924 foi lançada com a missão de mudar as opiniões
e aquecer as vendas. Assim nasceu o 924 Turbo (conhecido internamente como 931), ao final de 1979. Motores turbo não eram segredo para a empresa, cinco anos após o lançamento do famoso 911 Turbo (930), o primeiro modelo a dar certo com o equipamento. |
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