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Carros do Passado

O Porsche Turbo do ano 2000. Em 1986.

O 959, que mostrou há 16 anos que o 911 não acabaria
tão cedo, foi um dos automóveis mais complexos

Texto: Marco Antônio Oliveira - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Previsão do futuro não é uma ciência. Basta observar que as profecias de Nostradamus só são compreendidas -- ou interpretadas -- após o evento "previsto" acontecer. Apesar disto, por incrível que pareça, a indústria automobilística precisa prever o futuro diariamente.

Explica-se: todo automóvel requer pelo menos três anos desde o conceito básico até o pátio das concessionárias. E é no primeiro ano que se define o veículo, imaginando um mercado, uma economia e compradores que existem apenas no futuro. Esse é um dos motivos da procura incessante da indústria por ciclos de produto mais curtos.

Considerado o primeiro carro com turbocompressor que deu certo, o 911 Turbo era novidade em 1974, mas a Porsche...

Sabendo de tudo isso, o que dizer de uma empresa que, 20 anos atrás, conseguiu imaginar (e lançar) um produto muito similar a seu equivalente atual?

O 959 foi exatamente isso: o futuro da Porsche, visto a partir do longínquo ano de 1982.

Os Porsches de Weissach   Em 1974, a Porsche era uma empresa diferente daquela que havia lançado o 911 (leia história) onze anos antes. Um gigantesco centro tecnológico havia sido criado perto do vilarejo de Weissach, cerca de 25 quilômetros a oeste da sede de Zuffenhausen, este um bairro de Stuttgart. Ali passariam a ser desenvolvidos todos os novos Porsches, utilizando instalações e tecnologia de ponta em todas as áreas de pesquisa, desenvolvimento, estilo, projeto e testes.

A grande novidade daquele ano foi o lançamento do mítico 911 Turbo, o Porsche de rua mais veloz e potente até então. Esse carro nasceu da experiência adquirida nas pistas, onde os 911 e 917 turbo (as primeiras "crias" de Weissach) haviam aniquilado oponentes em anos passados.

...trabalhava a todo vapor num conceito mecânico oposto: o 928, com motor V8 dianteiro arrefecido a água

Mas, para a Porsche da época, ele não era o mais importante. Estava a todo vapor, dentro dos portões de Weissach, um projeto que -- acreditava-se então -- garantiria o futuro da empresa: o cupê que hoje conhecemos como 928 (leia história), com motor V8 dianteiro arrefecido a água, que seria lançado em 1977 e deveria substituir o 911 até 1980.

O Turbo, considerado então o último desenvolvimento possível da velha plataforma 911, seria produzido apenas enquanto houvesse demanda. Mais uma prova de que o futuro é impossível de prever: hoje o 928 está quase esquecido, mas você ainda pode comprar um 911 Turbo zero-quilômetro.
Continua

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Data de publicação deste artigo: 4/5/02

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