Com a cara da família

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Ao lado da frente que lembra a de outros novos Volkswagens,
o Tiguan 2012 ganha recursos de segurança e conveniência

Texto: Fabrício Samahá e Lincoln Duarte - Fotos: divulgação

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Frente e lanternas traseiras trocaram curvas e círculos por elementos retilíneos; luzes de xenônio com leds e rodas de 18 pol são opcionais

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No interior, novidades no revestimento e nos auxílios eletrônicos, como monitor de fadiga e sistema de estacionamento automático Park Assist

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Desempenho, conforto e estabilidade confirmaram as boas impressões do modelo anterior; no uso fora-de-estrada, porém, surgiram restrições

Apenas dois anos e meio após seu lançamento no Brasil, o utilitário esporte compacto Volkswagen Tiguan chega renovado à linha 2012. Ao lado de atualizações de estilo, há pequenas novidades no interior e nos equipamentos de conveniência e segurança. O preço sugerido, afetado pela alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos importados, subiu 8% para R$ 110 mil.

Por esse valor, traz motor turbo de 200 cv, tração integral e bom conteúdo de série, que inclui controle de estabilidade e tração, freios com sistema antitravamento (ABS) e assistência adicional em emergência, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), monitor de fadiga do motorista, caixa automática de seis marchas com comandos de mudanças manuais no volante, sistema Isofix de fixação de cadeira de crianças, rodas de alumínio de 17 pol, ar-condicionado automático de duas zonas, rádio/toca-CDs com MP3 para seis discos e tela sensível ao toque, banco traseiro com ajuste longitudinal, controlador de velocidade, freio de estacionamento eletromecânico, faróis e limpador de para-brisa automáticos, indicador de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros e computador de bordo.

Os opcionais são poucos: acesso ao interior e partida do motor sem uso de chave (pode permanecer guardada), sistema de estacionamento Park Assist II, rádio com navegador integrado, faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e fila de 14 leds para luz diurna, bancos com revestimento integral em couro e ajuste elétrico no assento do motorista, rodas de 18 pol e teto solar elétrico panorâmico.

A renovação de estilo buscou deixar o Tiguan integrado à atual linha VW, com linhas mais angulosas na frente e o abandono de elementos ovalados nas lanternas traseiras. No interior as mudanças são mínimas, caso da tela digital do quadro de instrumentos e do revestimento de série dos bancos, que combina tecido e uma faixa central de camurça sintética em preto, cinza ou bege. O couro opcional também oferece três tons: preto, marrom e bege.

Novidade é o monitor de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar. Também novo é o Park Assist II, uma evolução do sistema de estacionamento automático, que agora também faz manobras para colocar o utilitário em vagas transversais (antes, apenas aquelas paralelas ao meio-fio). Na mecânica, o Tiguan 2012 mantém as características com que o modelo foi avaliado em 2010, com destaque para o motor de 2,0 litros dotado de turbo e injeção direta, capaz de fornecer potência de 200 cv e torque de 28,5 m.kgf.

O percurso de avaliação para os jornalistas, em Belo Horizonte, MG, abrangeu terrenos variados. No asfalto, a desenvoltura do motor e as boas respostas do câmbio mostraram um viés esportivo do Tiguan, ao lado da estabilidade acima da média para um utilitário esporte. Em uma estrada sinuosa e em declive íngreme, foi possível sentir o bom comportamento da suspensão e os freios bem dimensionados. Contudo, em trecho de terra o carro deixou a desejar. Atenderia bem a quem o usasse para ir ao sítio nos fins de semana, mas em condições mais sérias de fora-de-estrada foi comum os amortecedores baterem em fim de curso.

No trajeto asfaltado foi usado o navegador integrado, cuja precisão ficou abaixo do esperado. Outras críticas são à visibilidade traseira, em que o campo de visão do retrovisor interno é muito limitado, e à atuação do ABS, que no carro avaliado apresentava muita vibração quando colocado em ação. À parte essas ressalvas, o Tiguan mostrou-se muito confortável de dirigir, com uma direção suave e progressiva, interior sóbrio e de bom acabamento e um bem-vindo teto solar de grande área.

Preço majorado é sempre uma notícia negativa, mas grande parte dos concorrentes passa pela mesma dificuldade, como Hyundai IX35, Kia Sportage e Toyota RAV4, o que deve mantê-lo competitivo em sua categoria. Apenas o Chevrolet Captiva e o Honda CR-V (que está por ser reformulado), por virem do México, levam vantagem sobre os demais nesse aspecto.

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Data de publicação: 3/10/11

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