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Uma bem-vinda alternativa

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A Nissan traz do México o Tiida, interessante
proposta no segmento dos hatchbacks médios

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
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O desenho pode não impressionar, mas é atual e favorece o espaço interno com a altura de 1,54 metro

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Bancos de couro são de série na versão SL; o traseiro traz apoio de braço e ajustes em distância e reclinação

Devagarinho, a Nissan vem jogando em outros campos, mostrando que não é apenas em utilitários esporte, picapes, crossovers (Murano) e carros esporte (350 Z) que ela joga bem. Depois do sedã médio Sentra, em março, é a vez do Tiida, um hatchback médio que vem disputar mercado com Chevrolet Astra, Fiat Stilo, Ford Focus, Peugeot 307 — certamente o principal alvo — e VW Golf. O curioso nome significa maré em japonês (parecido com o tide do inglês), mas nos mercados americano e canadense ele é chamado Versa.

Primeiro japonês dessa configuração no Brasil, o Tiida já chega como ano-modelo 2008. Dotado de motor de 1,8 litro, 16 válvulas e 124 cv, é oferecido em versões S com bancos de tecido e SL com bancos de couro, que custam R$ 53.290 e R$ 63.590, na ordem, ambos com câmbio manual de seis marchas (e ré sincronizada). Há opção de caixa automática de quatro marchas, que acresce esses preços em R$ 4.000, mas não foi previsto aqui o câmbio de variação contínua (CVT). A garantia é de dois anos, única no segmento.

O Tiida foi lançado em 2004 no Japão e dois anos depois nos Estados Unidos. É produzido no México, na cidade de Cuernavaca, que abastece os mercados latino-americano, europeu e, em breve, os Estados Unidos (hoje segue para lá do Japão). Além das fábricas no Japão e no México, há outras cinco: China, Tailândia, Taiwan, Índia e África do Sul. O acordo comercial Brasil-México permite que o carro entre no Brasil sem recolher Imposto de Importação, a exemplo de tantos outros, como Fusion, Jetta, New Beetle, Accord e o próprio Sentra.

Embora seja derivado da plataforma de um carro pequeno — o Renault Clio de terceira geração — com distância entre eixos ampliada, o espaço interno para os ocupantes é um destaque do Tiida, juntamente com o banco traseiro ajustável em distância por 240 mm (só no SL) e que inclui reclinação. O volume do compartimento de bagagem varia de 289 a 463 litros, banco traseiro todo recuado e todo avançado, na ordem. Com os bancos 1/3-2/3 escamoteados por inteiro (não apenas os encostos), chega a 2.056 litros. A generosidade de espaço foi conseguida pelo ponto H (altura na região dos quadris) elevado, conjugada com entreeixos de 2,60 metros e altura de 1,54 m. O Tiida é mesmo muito espaçoso atrás, com a generosidade dos carros de segmento superior.

O motor com bloco e cabeçote de alumínio traz variador de fase na admissão e, apesar de seu torque máximo de 17,5 m.kgf ocorrer a 4.800 rpm (giro um tanto alto), a baixa surpreende, com 90% do máximo a 2.400 rpm, o que representa 60 cv. O Tiida está dentro dos padrões atuais para a categoria, como suspensão (dianteira McPherson com subchassi, traseira por eixo de torção, ambas com estabilizador). A direção possui assistência elétrica regressiva e os freios possuem na versão SL sistema antitravamento (ABS), auxílio à frenagem e distribuição eletrônica. Continua

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Data de publicação: 24/7/07

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