O desenho pode não
impressionar, mas é atual e favorece o espaço interno com a altura de
1,54 metro
Bancos de couro são de série na
versão SL; o traseiro traz apoio de braço e ajustes em distância e
reclinação |
Devagarinho, a Nissan vem jogando em outros campos, mostrando que não é
apenas em utilitários esporte, picapes,
crossovers (Murano) e carros esporte (350 Z) que ela joga bem.
Depois do sedã médio Sentra, em março, é a
vez do Tiida, um hatchback médio que vem disputar mercado com Chevrolet
Astra, Fiat Stilo, Ford Focus, Peugeot 307 — certamente o principal alvo
— e VW Golf. O curioso nome significa maré em japonês (parecido com o
tide do inglês), mas nos mercados americano e canadense ele é
chamado Versa.
Primeiro japonês dessa configuração no Brasil, o Tiida já chega como
ano-modelo 2008. Dotado de motor de 1,8 litro, 16 válvulas e 124 cv, é
oferecido em versões S com bancos de tecido e SL com bancos de couro,
que custam R$ 53.290 e R$ 63.590, na ordem, ambos com câmbio manual de
seis marchas (e ré sincronizada). Há
opção de caixa automática de quatro marchas, que acresce esses preços em
R$ 4.000, mas não foi previsto aqui o câmbio
de variação contínua (CVT). A garantia é de dois anos, única no
segmento.
O Tiida foi lançado em 2004 no Japão e dois anos depois nos Estados
Unidos. É produzido no México, na cidade de Cuernavaca, que abastece os
mercados latino-americano, europeu e, em breve, os Estados Unidos (hoje
segue para lá do Japão). Além das fábricas no Japão e no México, há
outras cinco: China, Tailândia, Taiwan, Índia e África do Sul. O acordo
comercial Brasil-México permite que o carro entre no Brasil sem recolher
Imposto de Importação, a exemplo de tantos outros, como Fusion, Jetta,
New Beetle, Accord e o próprio Sentra.
Embora seja derivado da plataforma de um carro pequeno — o
Renault Clio de terceira geração —
com distância entre eixos ampliada, o espaço interno para os ocupantes é
um destaque do Tiida, juntamente com o banco traseiro ajustável em
distância por 240 mm (só no SL) e que inclui reclinação. O volume do
compartimento de bagagem varia de 289 a 463 litros, banco traseiro todo
recuado e todo avançado, na ordem. Com os bancos 1/3-2/3 escamoteados
por inteiro (não apenas os encostos), chega a 2.056 litros. A
generosidade de espaço foi conseguida pelo ponto H (altura na região dos
quadris) elevado, conjugada com entreeixos de 2,60 metros e altura de
1,54 m. O Tiida é mesmo muito espaçoso atrás, com a generosidade dos
carros de segmento superior.
O motor com bloco e cabeçote de alumínio traz
variador de fase na admissão e, apesar
de seu torque máximo de 17,5 m.kgf ocorrer a 4.800 rpm (giro um tanto
alto), a baixa surpreende, com 90% do máximo a 2.400 rpm, o que
representa 60 cv. O Tiida está dentro dos padrões atuais para a
categoria, como suspensão (dianteira McPherson com
subchassi, traseira por eixo de torção,
ambas com estabilizador). A direção possui assistência elétrica
regressiva e os freios possuem na versão SL sistema antitravamento
(ABS), auxílio à frenagem e
distribuição eletrônica.
Continua |