

O velocímetro domina o
compacto painel; a posição de dirigir agrada e, com o passageiro mais
recuado, ganha-se em espaço e em visibilidade
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Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/ND |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
ND |
Ajuste do
volante em altura/distância |
ND |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
ND |
Aquecimento |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/ND |
Bancos/volante
revestidos em couro |
ND |
Bolsa inflável
mot./pas./laterais |
S/S/S |
Câmbio automatizado |
S |
Comando
interno do porta-malas |
ND |
Computador de
bordo |
ND |
Conta-giros |
S |
Controlador
automático de velocidade |
ND |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/NA |
Controles de áudio no
volante |
ND |
Direção
assistida |
S |
Faróis de
neblina |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
S |
Luzes de leitura
diant./tras. |
S/NA |
Luz traseira
de neblina |
S |
Rádio com toca-CDs/MP3 |
S/S |
Relógio |
S |
Repetidores
laterais das luzes de direção |
S |
Rodas de alumínio |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
Teto solar/comando elétrico |
ND |
Travamento
central das portas |
S |
Vidros verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável |
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Básico |
R$ 57.900 |
Como
avaliado |
R$ 57.900 |
Completo |
R$ 57.900 |
Preços sugeridos vigentes
em 11/9/09 |
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Marcadores de
combustível e temperatura do motor e o indicador da marcha engatada, ou
se o câmbio está em modo automático, estão agrupados no grande mostrador
digital logo abaixo dele. O conta-giros e o relógio são um caso à parte:
dois mostradores salientes — como as orelhas do Mickey Mouse — e
giratórios sobre a parte central do painel. Curioso. Também inusitado é
o local em que se liga a ignição, no assoalho, ao lado da alavanca de
câmbio. O sistema de áudio é composto por rádio/toca-CDs que lê arquivos
MP3, mas sem entrada para aparelho externo, uma pena em um carro com
proposta jovem e de alcançar um público de vanguarda. Em outros mercados
há um toca-CDs para seis discos com entrada auxiliar.
Os bancos têm a firmeza correta, abraçam o corpo e não permitem que os
ocupantes escorreguem em curvas tomadas com mais vigor. Os pedais,
fixados no assoalho, também são uma novidade — há muito tempo não se via
essa montagem para o de freio, embora haja casos, como o do Honda Civic,
desse uso para o acelerador. Essa solução causa certo problema na hora
de frear, pois para se modular corretamente a frenagem o motorista
precisa tirar o calcanhar do chão e perde seu apoio. No mais, pedais
fixados dessa maneira são mais confortáveis e permitem um controle fino
mais apurado. No Fortwo Coupe o teto é sempre panorâmico, de
policarbonato, mas fixo — não há nada
além da peça plástica e uma pequena faixa da estrutura metálica. Para
neutralizar o sol tropical há uma tela retrátil.
O porta-malas com capacidade de 220 litros é pequeno, e não poderia ser
diferente, mas pelas proporções do carro e sua proposta o espaço é mais
do que suficiente. Os hatches pequenos de cinco lugares — em teoria — do
mercado levam pouco mais que isso e, de qualquer forma, houve ganho
importante em comparação à primeira geração do Fortwo (150 litros). E
como acomodar uma parte mecânica digna de um carro de vanguarda em um
espaço tão pequeno? Soluções engenhosas proliferam pelo Smart.
Localizada sobre o eixo traseiro em posição transversal e inclinada a
45° para trás, de maneira que em uma colisão deslize sob a cabine, a
unidade de 1,0 litro e três cilindros, com quatro válvulas por cilindro,
usa turbocompressor na versão vendida no
Brasil e produz potência de 84 cv, o que está pouco acima dos motores
1,0-litro aspirados de duas válvulas por
cilindro nacionais, mas leva vantagem no torque de 12,2 m.kgf.
Ela vem acoplada a um câmbio de cinco marchas com trocas
automatizadas, que permite a condução no
modo automático ou com trocas de marchas manuais, seja pelos comandos do
tipo borboleta no volante, seja na alavanca do console. A caixa produz
efeito de arrasto, isto é, faz o carro se mover lentamente assim que o
freio é liberado, o que facilita pequenas manobras. Os freios são
equipados com sistema antitravamento (ABS),
distribuição eletrônica de frenagem e
assistência adicional em emergência (BAS). O pacote de segurança
abrange ainda controles de estabilidade e
de tração e o Hill Start, auxílio de arrancada em subidas. As rodas são
assimétricas: as dianteiras têm tala de 4,5 pol e pneus 155/60, e as
traseiras, tala de 5,5 pol e pneus 175/55, sempre com aro de 15 pol. O
motor traseiro leva a maior peso nesse eixo (quase 60% do total), razão
dos pneus mais largos. E não existe estepe no Fortwo, apenas um sistema
de reparo de furos.
O Smart é apresentado em versões Coupe e Cabrio, ou seja, fechada e com
teto conversível. Em termos mecânicos e de equipamentos não há distinção
entre elas. Ambas vêm com os citados recursos de segurança, bolsas
infláveis frontais e laterais (que protegem tórax e cabeça),
ar-condicionado, câmbio automatizado e o referido sistema de áudio, que
inclui um pequeno subwoofer e tem
qualidade acima da média. Todo esse pacote custa R$ 57.900, faixa de
preço de bons sedãs médios com motor ao redor de 2,0 litros.
Continua |