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O velocímetro domina o compacto painel; a posição de dirigir agrada e, com o passageiro mais recuado, ganha-se em espaço e em visibilidade

 
Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND
Ajuste do volante em altura/distância ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S
Alarme antifurto/controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado/controle automático S/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND
Bolsa inflável mot./pas./laterais S/S/S
Câmbio automatizado S
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controlador automático de velocidade ND
Controle de tração/estabilidade S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/NA
Controles de áudio no volante ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador eletrônico S
Limpador/lavador do vidro traseiro S
Luzes de leitura diant./tras. S/NA
Luz traseira de neblina S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S
Relógio S
Repetidores laterais das luzes de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar/comando elétrico ND
Travamento central das portas S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
 
Preços
Básico R$ 57.900
Como avaliado R$ 57.900
Completo R$ 57.900
Preços sugeridos vigentes em 11/9/09

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Marcadores de combustível e temperatura do motor e o indicador da marcha engatada, ou se o câmbio está em modo automático, estão agrupados no grande mostrador digital logo abaixo dele. O conta-giros e o relógio são um caso à parte: dois mostradores salientes — como as orelhas do Mickey Mouse — e giratórios sobre a parte central do painel. Curioso. Também inusitado é o local em que se liga a ignição, no assoalho, ao lado da alavanca de câmbio. O sistema de áudio é composto por rádio/toca-CDs que lê arquivos MP3, mas sem entrada para aparelho externo, uma pena em um carro com proposta jovem e de alcançar um público de vanguarda. Em outros mercados há um toca-CDs para seis discos com entrada auxiliar.

Os bancos têm a firmeza correta, abraçam o corpo e não permitem que os ocupantes escorreguem em curvas tomadas com mais vigor. Os pedais, fixados no assoalho, também são uma novidade — há muito tempo não se via essa montagem para o de freio, embora haja casos, como o do Honda Civic, desse uso para o acelerador. Essa solução causa certo problema na hora de frear, pois para se modular corretamente a frenagem o motorista precisa tirar o calcanhar do chão e perde seu apoio. No mais, pedais fixados dessa maneira são mais confortáveis e permitem um controle fino mais apurado. No Fortwo Coupe o teto é sempre panorâmico, de policarbonato, mas fixo — não há nada além da peça plástica e uma pequena faixa da estrutura metálica. Para neutralizar o sol tropical há uma tela retrátil.

O porta-malas com capacidade de 220 litros é pequeno, e não poderia ser diferente, mas pelas proporções do carro e sua proposta o espaço é mais do que suficiente. Os hatches pequenos de cinco lugares — em teoria — do mercado levam pouco mais que isso e, de qualquer forma, houve ganho importante em comparação à primeira geração do Fortwo (150 litros). E como acomodar uma parte mecânica digna de um carro de vanguarda em um espaço tão pequeno? Soluções engenhosas proliferam pelo Smart. Localizada sobre o eixo traseiro em posição transversal e inclinada a 45° para trás, de maneira que em uma colisão deslize sob a cabine, a unidade de 1,0 litro e três cilindros, com quatro válvulas por cilindro, usa turbocompressor na versão vendida no Brasil e produz potência de 84 cv, o que está pouco acima dos motores 1,0-litro aspirados de duas válvulas por cilindro nacionais, mas leva vantagem no torque de 12,2 m.kgf.

Ela vem acoplada a um câmbio de cinco marchas com trocas automatizadas, que permite a condução no modo automático ou com trocas de marchas manuais, seja pelos comandos do tipo borboleta no volante, seja na alavanca do console. A caixa produz efeito de arrasto, isto é, faz o carro se mover lentamente assim que o freio é liberado, o que facilita pequenas manobras. Os freios são equipados com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de frenagem e assistência adicional em emergência (BAS). O pacote de segurança abrange ainda controles de estabilidade e de tração e o Hill Start, auxílio de arrancada em subidas. As rodas são assimétricas: as dianteiras têm tala de 4,5 pol e pneus 155/60, e as traseiras, tala de 5,5 pol e pneus 175/55, sempre com aro de 15 pol. O motor traseiro leva a maior peso nesse eixo (quase 60% do total), razão dos pneus mais largos. E não existe estepe no Fortwo, apenas um sistema de reparo de furos.

O Smart é apresentado em versões Coupe e Cabrio, ou seja, fechada e com teto conversível. Em termos mecânicos e de equipamentos não há distinção entre elas. Ambas vêm com os citados recursos de segurança, bolsas infláveis frontais e laterais (que protegem tórax e cabeça), ar-condicionado, câmbio automatizado e o referido sistema de áudio, que inclui um pequeno subwoofer e tem qualidade acima da média. Todo esse pacote custa R$ 57.900, faixa de preço de bons sedãs médios com motor ao redor de 2,0 litros. Continua

Simulação de desempenho
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Baixo peso, boa aerodinâmica e um motor de 84 cv com boa disposição em média rotação fazem do Fortwo um carro de desempenho interessante, capaz até de surpreender quem espera lentidão de um carro tão pequeno. Simulado pelo consultor Iran Cartaxo, o modelo indicou aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e retomadas em tempo razoável.

A velocidade máxima possível (sem o limitador a 145 km/h) seria de 165 km/h com cálculo correto do câmbio para esse fim, quase "enchendo" a quinta marcha a 4.950 rpm. Com a limitação, a rotação em quinta é de apenas 4.400 rpm. O Smart também se mostrou bastante econômico. Mesmo sem atingir as excelentes marcas anunciadas na Europa (com gasolina sem álcool), obteve quase 12 km/l de gasolina na cidade e 16 na estrada pelos ciclos-padrão do simulador.
Velocidade máxima (teórica) 164,9 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 4.950 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.600 rpm
Potência a 120 km/h 31 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,6 s
Retomada 80 a 120 km/h (5ª.) 19,2 s
Retomada 80 a 120 km/h (4ª.) 10,3 s
Retomada 60 a 100 km/h (4ª.) 10,2 s
Retomada 60 a 100 km/h (3ª.) 6,5 s
Consumo em cidade 11,9 km/l
Consumo em estrada 16,0 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 19,1 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 17,0 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 14,0 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 11,8 km/l
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 145 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9 s
Consumo em cidade 15,6 km/l*
Consumo em estrada 24,4 km/l*
* Consumo pelos padrões e com combustível europeus
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